Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara aprova “Honra ao Mérito” à Associação Beneficente Onde Moras
07/11/2023 - 18:36:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 7, o Projeto de Decreto Legislativo n° 35/2023, que concede título de “Honra ao Mérito” à Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras), situada na Avenida João XXIII, no Jardim São Pedro, César de Souza. A homenagem é uma iniciativa do vereador Johnross (Pode) e pretende reconhecer o trabalho de assistência social desenvolvido pela entidade junto a pessoas em situação de rua.

A Abomoras faz atendimento aos sem-teto com idades entre 18 e 59 anos, oferecendo cinco refeições diárias, estrutura para a higiene pessoal, cama e cobertores para a pernoite, além de serviços de saúde, como na área psicológica, e sociais, como a emissão de documentos.

A Abomoras tem capacidade para dar assistência a até 50 pessoas simultaneamente, em período médio que varia de três a seis meses.

Atualmente, a instituição tem como gestor Esdras Taveira Leite, e é presidida pelo padre Marcos Sullivan Vieira. “Com a ajuda de colaboradores, a equipe da Abomoras trabalha incansavelmente para oferecer dignidade, amor, solidariedade e fraternidade a mogianos em situação de vulnerabilidade econômica e social”, afirma o parlamentar.

Vereadores batizam com o nome da comerciante Carmela Ewert via pública do Jardim Camila

Em sessão ordinária nesta terça-feira, 7, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram o Projeto de Lei n° 162/2023, que batiza com o nome da comerciante Carmela Squillaro Ewert o logradouro ainda sem denominação que tem início na Rua Padre Cícero Revoredo e término na Rua Padre Lúcio Xavier de Castro, no Jardim Camila. A iniciativa da homenagem é do vereador Zé Luiz (PL).

Nascida em 1912, Carmela Squillaro Ewert era descendente de italianos e foi casada com Rodolpho Ewert. A comerciante foi ainda mãe de três filhos:  Julieta, Eduardo e Nadir.

Carmela chegou a Mogi das Cruzes em 1942, quando passou a residir na Rua Ipiranga. Assim, junto com o marido, a comerciante inaugurou a famosa “Padaria Ipiranga”, na qual eram vendidos pães sírios, o que atraia consumidores imigrantes libaneses e mogianos.

Na mesma época, Carmela fundou a “Olaria Re”, que funcionava em uma travessa da Rua Doutor Deodato Wertheimer.

Mais tarde, a homenageada se mudou para a Rua São João, onde também abriu outro estabelecimento: “O Bar da Biquinha”. Ali, Carmela fazia pizzas e pães no forno à lenha. Posteriormente, a família construiu um edifício no Largo Primeiro de Setembro, bem em frente ao Hospital Mãe Pobre, local onde passaria a funcionar a tradicional “Pizzaria 1° de Setembro”.

“Carmela foi uma comerciante e cidadã ativa e cativante. Religiosa, ela participava das missas e eventos de Mogi das Cruzes com muita dedicação e alegria”, afirma Zé Luiz, vereador autor do tributo.

Carmela faleceu em 31 de agosto de 2008, aos 95 anos.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583