Em sessão ordinária nesta terça-feira, 31, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 156/2023, que apela ao governo do Estado de São Paulo o funcionamento ininterrupto do 4° Distrito Policial da Cidade, situado em Jundiapeba. A solicitação partiu do vereador Carlos Lucarefski (PV).
Entre as justificativas da Moção, Lucarefski destaca o tamanho da população do Distrito, que soma 80 mil moradores. Atualmente, o 4° DP funciona das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira. Assim, fora desses dias e horários, os moradores precisam se deslocar até a Delegacia Central de Flagrantes para denunciarem crimes.
“Essa limitação não atende às necessidades da comunidade. É fundamental que a Delegacia de Jundiapeba funcione 24 horas. Desse modo, seria possível atender com mais eficiência a população que é vítima de crimes. Mas não é só isso: a delegacia aberta 24 horas ajudaria também na prevenção de ocorrências, aumentando a sensação de segurança e reduzindo a angústia dos moradores”, alega o vereador.
O pleito legislativo será encaminhado ao governador do território paulista, Tarcísio de Freitas (REP), e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite.