A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 31, a Moção n° 155/2023, que repudia ato racista registrado em boletim de ocorrência contra a Loja Pernambucanas do Centro da Cidade. O documento legislativo é de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT) e Inês Paz (PSOL).
Segundo relato da munícipe Maristela da Silva Fernandes à Polícia Civil, no último dia 28 de outubro, ela estaria olhando peças de roupas nas araras quando teria ouvido o anúncio de alerta para os seguranças e as câmeras do estabelecimento comercial darem atenção aos setores 1 e 2.
Logo em seguida, Maristela conta que o segurança da loja — também negro — se aproximou dela. Ela conta que questionou se o aviso sonoro seria por causa dela, o que foi negado pelo profissional.
Maristela então perguntou para outra funcionária onde ficariam os setores mencionados na mensagem de voz. Essa segunda trabalhadora da Pernambucanas confirmou, de acordo com Maristela, que as alas apontadas eram justamente as que a munícipe estava.