Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 25, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 150/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à Prefeitura de Mogi das Cruzes pela apreensão de 65 placas de túmulos retiradas do cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, e pela prisão em flagrante de dois homens filmados pelo recém-inaugurado COI (Centro de Operações Integradas).
Câmeras instaladas no cemitério fizeram imagens do furto das placas de sepulturas na madrugada do último sábado, 21. No final do ano passado, uma onda de crimes no local preocupou familiares de pessoas enterradas no São Salvador.
Viaturas foram direcionadas ao cemitério por causa das cenas registradas no sistema de filmagem aberto pela Prefeitura em setembro deste ano. Um dos homens foi preso dentro do cemitério com 33 placas. Já o comparsa foi detido na Vila Natal com outros 32 itens.
Os dois homens foram levados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi registrado boletim de ocorrência, e ficaram à disposição da Justiça. O tributo parlamentar foi aprovado nesta tarde por unanimidade, tendo sido idealizado pelo vereador Policial Maurino (Pode). A Moção n° 150/2023 será direcionada ao mandatário do Executivo mogiano, Caio Cunha (Pode).
“Esta Moção visa reconhecer o que esse equipamento está fazendo em prol de Mogi das Cruzes. Há alguns meses, quase todos os vereadores receberam reclamações de pessoas com familiares enterrados lá no São Salvador por causa de itens furtados das sepulturas. Diante disso, montamos uma CEV [Comissão Especial de Vereadores], falando com a Guarda Municipal, Secretaria de Segurança e Polícia Militar. O cemitério foi integrado ao COI. Parabenizo o prefeito pela abertura do COI e seu brilhante trabalho. Espero que, em breve, os furtos lá no cemitério finalmente cessem”, disse o vereador Policial Maurino (Pode).