Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta terça-feira, 10, o Requerimento n° 152/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” ao agricultor e um dos principais integrantes do Kaikan (clube de bairro) do Itapeti.
A iniciativa é da bancada de vereadores descendentes nipônicos tais quais: Mauro Yokoyama (PL), Vitor Emori (PL), Eduardo Ota (Pode) e Pedro Komura (PSDB).
“Nomura fará 90 anos no próximo sábado. Ele veio do Japão ainda muito jovem e contribuiu para o desenvolvimento agrícola no Itapeti. Mas ele também ficou conhecido em Mogi por ajudar a preservar a cultura japonesa, tão presente no nosso Município”, disse Yokoyama.
“É uma homenagem mais do que justa. Nem parece que Nomura vai fazer 90 anos. O vereador Mauro Yokoyama acertou em cheio em ter a ideia de prestar essa reverência a alguém que tanto enriquece a cultura nipônica”, disse Emori.
Edu Ota também enalteceu o agricultor. “Ele é carinhoso, disponível, simpático e está sempre com muita disposição para ajudar Mogi das Cruzes e o bairro do Itapeti”.
Japonês da província de Shimane Ken, Nomura nasceu em 14 de outubro de 1933 e está no Brasil desde 1958, tendo morado em São José dos Campos.
Em 1960, ele veio morar em Mogi das Cruzes, no Itapeti. Até 1970, Nomura dedicou-se à granja no bairro mogiano. Depois da experiência com a criação de galinhas, o homenageado passou a plantar frutas e vegetais. Já a partir de 1978, o nonagenário passaria a se dedicar ao plantio de flores.
Em 1987, Nomura foi secretário da Aflord (Associação dos Floricultores da Região Dutra). Já em 1991, o homenageado ocupou o cargo de presidente da Associação Agrícola do Itapeti.
No dia 14 de outubro de 2023, Nomura completará 90 anos. Devido à sua dedicação ao agronegócio mogiano e à cultura japonesa, os parlamentares da Cidade decidiram prestar a honraria.