Em sessão ordinária nesta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou os projetos de lei nº 78/2023 (de autoria do vereador Zé Luiz, PL), nº 132/2023 (Johnross, Pode) e nº 145/2023 (Bi Gêmeos, PSD) que concedem títulos de utilidade pública a três instituições beneficentes da Cidade.
Por meio do PL nº 78/2023, proposto por Zé Luiz, o Grêmio Recreativo, Esportivo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos do São João foi contemplado com o status de utilidade pública.
Fundada em 1982, a escola de samba é uma das mais tradicionais de Mogi das Cruzes. A consagrada verde e rosa do bairro homônimo realiza projetos sociais ligados à cultura, à educação, à cidadania e ao esporte.
São exemplos de iniciativas assistenciais da Acadêmicos do São João as aulas gratuitas de futebol, artes marciais e de percussão, com a famosa escola de bateria. Nesses projetos, recebem atendimento crianças de bairros como Vila Ressaca, Vila Natal, o próprio São João e Jardim Camila.
“É muito merecida esta aprovação. A São João não é só carnaval. O serviço social prestado tem muito valor. Aliás, no dia 15 agora, vai ter um evento para o Dia das Crianças. São mais de 50 anos de dedicação a projetos beneficentes em nosso Município. Hoje a nação verde e rosa tem motivo para festejar”, disse Zé Luiz.
Por sua vez, o projeto nº 132/2023, apresentado pelo vereador Johnross, concedeu título de utilidade pública para a Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes – Filial Casa Cirineu/Acolhimento para Idosos, situada no número 333 da Rua Aristeu Ribeiro de Rezende, na Vila Oliveira. A Cáritas Diocesana, entidade principal à qual pertence a Casa Cirineu, presta atividades beneficentes em solo mogiano desde 1970.
A instituição realiza atendimento de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade, com objetivos filantrópicos e não econômicos.
“Esse trabalho leva dignidade, carinho e afeto para onze idosos sem vínculos familiares. Agora, eles estão recebendo cuidados repletos de amor. É com muita alegria que aprovamos essa lei nesta tarde”, disse Johnross.
Por fim, o Legislativo mogiano também consignou o status de utilidade pública para a Associação Beneficente Raios de Sol (ABRDS), de Jundiapeba, em disposição sugerida ao Plenário pelo vereador Bi Gêmeos por meio do PL nº 145/2023.
Em funcionamento desde 2022, a instituição faz o gerenciamento de projetos de interesse público dirigidos para as áreas de educação e assistência social.
Entre os projetos postos em prática pela ABRDS está o Centro de Educação Infantil Municipais (CEIM) Maria José Alves de Souza, mais conhecido como CEIC Dó - Ré – Mi, também em operação em Jundiapeba. No local, são atendidas com estímulos lúdicos e pedagógicos 120 crianças na faixa etária de 4 meses até os 5 anos.
“Eles fazem um trabalho muito bem-feito, recebendo parcerias até de fora do poder público”, disse Bi Gêmeos.