Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 4, foi aprovada a Moção nº 143/2023, de autoria da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública da Câmara. A iniciativa reconhece e parabeniza a prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes pela entrega do Centro de Operações Integradas – COI, realizada no último sábado, 30.
O COI integra os serviços de Segurança Pública da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Mobilidade Urbana. São 361 câmeras de monitoramento e muralha eletrônica com o objetivo de identificar veículos envolvidos em sinistros. A central de monitoramento dos Totens também foi transferida para o novo edifício.
A estrutura também conta com o setor de inteligência da GCM, que analisa dados e produz informações que balizam as decisões dos gestores públicos. O atendimento à população segue sendo realizado pelo número 153.
Com este equipamento, a cidade passa a ter estrutura descentralizada para garantir um atendimento ágil à população. Na região leste, a Base GCM/COI e a Base GCM/Grupamento Especializado Jundiapeba, na região oeste.
Policial Maurino (Pode), presidente da Comissão de Transportes e Segurança Pública, explicou os motivos de enaltecer o novo dispositivo de segurança mogiano. “O COI será muito importante para Mogi. Vai ser um enorme avanço em nossa Cidade. A muralha eletrônica, por exemplo, vai monitorar os veículos que entram e saem do nosso Município. Espero que essa tecnologia traga bons resultados para a nossa população”.