Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 4, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento n° 149/2023, de autoria do vereador Pedro Komura (PSDB), que concede “Votos de Profundo Pesar” pelo falecimento do artista e ceramista Akinori Nakatani no último dia 28 de setembro, aos 80 anos. Nascido no Japão em maio de 1943, o artista era casado com Nary Noriko Kamigashima e deixou três filhos: Selena Miha, Yuukii e Higussa.
O homenageado estudou Artes Plásticas em Quioto e já lecionou Artes Plásticas em El Salvador. Em agosto do ano passado, Nakatani esteve à frente de uma oficina da agenda do Festival da Cerâmica do Casarão do Chá.
Avesso aos holofotes, Nakatani ministrou oficina sobre o Noborigama (forno em japonês), caracterizado pela queima lenta das peças. Nakatani fundou a Associação do Casarão do Chá junto a artistas e amigos de São Paulo e obteve os primeiros recursos e incentivos para executar o projeto. Atualmente, o local recebe apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
“Akinori Nakatani deixa nosso convívio com a profícua idade de 80 anos e seu passamento deixou grande impacto emocional a todos os seus familiares e amigos. A morte desse talentoso artista plástico nos deixou muito tristes. Ele lutou bravamente pela preservação do Casarão do Chá, no bairro Cocuera”, justifica o parlamentar.
Mauro Yokoyama (PL) também lamentou a morte do artista. “Foi um grande ceramista e responsável pela conservação do Casarão do Chá. Ele fez um grande esforço para manter a arquitetura nipônica do Casarão de pé. Deixo minhas condolências à família Nakatami”.