Nesta quarta-feira, 4, o Legislativo aprovou a Moção nº 140/2023, que consigna “Votos de Aplausos e Congratulações” pelos 15 anos de atividade do Centro Integrado de Qualidade de Vida do Idoso – Pró-Hiper Amália Thereza Manna de Deus, em reconhecimento ao trabalho de integração social e promoção da melhoria da qualidade de vida da população idosa em Mogi das Cruzes.
A homenagem é de autoria do vereador Osvaldo Silva (REP). Hoje, além do Pró-Hiper Mogilar, funcionam também núcleos de atividades em Jundiapeba, Vila Jundiaí, Vila Industrial, Parque Santana, Braz Cubas, Jardim Layr, Jardim Camila, Cezar de Souza, Sabaúna e Biritiba Ussu.
Antes da descentralização, eram oferecidas 1,3 mil vagas. No entanto, agora já são 2.294 munícipes no programa, o que significa um aumento de 55% da capacidade total.
Voltado para atender a população acima dos 60 anos, o Pró-Hiper foi criado com o intuito de promover atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania. Administrado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), sob a liderança do secretário Gustavo Nogueira, o Pró-Hiper conta com a gerência do professor-doutor Ivan Oliveira e da professora-mestra Juliane Batista.
Osvaldo Silva, autor da homenagem, explicou os motivos que o levaram a prestigiar o Pró-Hiper. “Quis apresentar a Moção para falar sobre os idosos, cuja data é celebrada em 1° de outubro. Também parabenizo o prefeito pela descentralização do programa, que agora tem mais dez unidades espalhadas por diversos bairros. Antes, a fila era muito grande. Hoje, a capacidade do projeto ampliou em 55%, com mais de 2 mil usuários”, disse Silva.
O vereador professor Edu Ota (Pode), presidente da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara, também congratulou a iniciativa. “Ainda tem fila porque o trabalho é muito bom. No entanto, o aumento do Pró-Hiper já fez a espera pela vaga diminuir bastante. Parabenizo o professor Ivan, a professora Juliane e todos os envolvidos”.
Edson Santos (PSD) também se manifestou. “É muito importante comemorar os 15 anos do Pró-Hiper. Quem conhece o programa sabe bem a diferença que ele faz na vida do idoso”.
O presidente do Legislativo, Marcos Furlan (PODE), também fez questão de congratular o projeto. “Fico muito feliz com esta homenagem. Parabenizo a Secretaria de Esportes pela recente ampliação do Pró-Hiper. É muito bom saber que o programa, uma das referências de Mogi, agora está espalhado por vários bairros do nosso Município. Isso é muito importante”.