Vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participaram na manhã deste sábado, 30, da inauguração do Centro de Operações Integradas (COI), aberto pela Prefeitura na Avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Jardim Armênia.
Com investimento de cerca de 30 milhões, o complexo de segurança vai contar com 361 câmeras neste momento, dois datas centers com redundância de informações e muralhas eletrônicas dotadas de inteligência artificial com captação, armazenamento e tratamento de dados. Por meio deste último recurso tecnológico, será possível identificar veículos sem licenciamento, automóveis roubados e até carros e motos com histórico de uso em crimes.
Já o edifício do COI contará com academia, vestiário, sala de operações, cozinha, sistema de leitura de placas, sala de rádios e alarmes, sala de descompressão e sala de situações para riscos específicos. Também funcionarão dentro do COI uma das bases da GCM (será a terceira base da corporação, que manterá as unidades do Centro e de Jundiapeba) e a central de totens.
O sistema deverá alcançar 2 mil filmadoras em 2024, conforme anunciou o prefeito Caio Cunha (Pode).
O presidente do Legislativo, Marcos Furlan (PODE), lembrou que a segurança pública é um dos problemas coletivos que mais preocupam o povo mogiano. “Todos os dias os vereadores são cobrados pela população sobre a questão da segurança pública, que pela lei, é uma atribuição do governo do estado. No entanto, o Município está deixando uma grande contribuição nesse quesito. Afinal, é uma grande necessidade dos cidadãos. Este Centro de Operações vai permitir um trabalho articulado entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a nossa Guarda. Teremos ainda as filmadoras, os totens e o aumento da GCM. Ou seja, hoje é um dia especial, no qual eu me sinto realmente feliz. Os vereadores são a caixa de ressonância da sociedade. Será muito positivo poder mostrar para a população o quanto nossa Mogi está evoluindo”.
Também participaram do evento os parlamentares Policial Maurino (Pode) — presidente da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública da Câmara —, Pedro Komura (PSDB), Osvaldo Silva (REP), Malu Fernandes (SD), Zé Luiz (PL), Bi Gêmeos (PSD), Carlos Lucarefski (PV), Edinho (MDB), professor Edu Ota (Pode) e Mauro de Assis Margarido (PSDB).
O prefeito Caio Cunha (Pode) reconheceu a importância parlamentar para viabilização de grandes projetos, como o COI. “O Legislativo de Mogi tem sido um grande parceiro, por isso sou grato ao presidente da Câmara, Marcos Furlan, pelo apoio e suporte. Também preciso mencionar o vereador Policial Maurino, uma referência na Cidade quando o assunto é a segurança pública. Ele nos traz grandes ideias com sua experiência como policial militar. Mas agradeço a cada um dos parlamentares. Hoje, quase deu quórum no nosso evento. A gente poderia colocar até um projeto de lei para votar. Esses vereadores, independentemente de situação ou oposição, realizam o trabalho que deve ser feito”, disse Cunha.
Vice-prefeita, Priscila Yamagami também lembrou a importância dos vereadores para o bom desempenho do Executivo. “Em nome do vereador Furlan, eu agradeço a todos os vereadores. É um dia emocionante. Temos um verdadeiro time de vereadores, que juntos e unidos nos ajudam a tornar realidade o sonho de fazer uma Mogi Melhor. Também agradeço ao prefeito Caio Cunha por ter sempre colocado a segurança pública no topo das pautas”.
Mais um a recordar a importância do Legislativo para a abertura do COI foi o secretário Municipal de Segurança, Toriel Sardinha. “Agradeço aos vereadores, especialmente ao vereador Policial Maurino, que é presidente da Comissão Permanente de Segurança da Câmara. Os vereadores estão com a gente no dia a dia e nos ajudam a construir uma Cidade melhor. Muito obrigado”.
Sardinha disse que o COI vai contar com a participação de todas as corporações envolvidas no combate à violência. “O COI reunirá todas as forças de segurança que atuam em nossa Cidade contra a criminalidade: a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. O crime se movimenta sobre rodas. Por isso, investimos em tecnologia e inteligência estratégica para fazer análise de vínculos, estudar as movimentações dos criminosos e aumentar nossa agilidade de resposta”.
A cerimônia de abertura do COI contou ainda com o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Carlos Eduardo Crispim, representando o delegado seccional da Polícia Civil de Mogi das Cruzes, Múcio Mattos, com o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar na Cidade, o tenente-coronel Joel Chen, e com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes, Walter Siqueira. A solenidade teve ainda a presença de outros secretários municipais e autoridades.