Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara outorga título de “Cidadão Mogiano” ao agricultor Gildo Saito
28/09/2023 - 21:30:00

Em sessão solene nesta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou título de “Cidadão Mogiano” ao agricultor e diretor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Takeo Saito. De iniciativa do vereador Vitor Emori (PL), a homenagem obedece ao Decreto Legislativo n° 161/2023. Saito tem sido uma referência na agricultura da Cidade, especialmente em Taiaçupeba, já que vem lutando pelos interesses dos produtores por meio da associação agrícola mogiana.

 

Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Marcos Furlan (PODE), presidente da Casa de Leis, e pelo também parlamentar Policial Maurino (Pode), que atuou na primeira-secretaria.

Compuseram a mesa-diretiva, além do próprio homenageado, o ex-prefeito da Cidade Junji Abe (MDB), o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida — representando o prefeito Caio Cunha (PODE)—, o deputado estadual Marcos Damásio (PL), o atual diretor-presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Kazunori Dan, o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda,  e o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região), Valterli Martinez.

 

O evento contou ainda com os vereadores professor Eduardo Ota (PODE), Zé Luiz (PL) e Mauro Yokoyama (PL). Também marcou presença o ex-vereador de Mogi e interventor da Santa Casa de Suzano, Sadao Sakai.

Vitor Emori, vereador autor da homenagem, justificou a honraria concedida nesta noite. “A dedicação do senhor Saito ao agro da nossa Cidade é muito reconhecida. Ele mobilizou o agronegócio paulista contra a tentativa de colocar o ICMS, na época do governador Dória, aos insumos e maquinários rurais. Mais de 80 cidades fizeram movimentos idênticos. Ele levou o tratoraço para a porta do Palácio do Planalto para reverter essa infeliz ideia de tributar o setor agrícola. Nosso homenageado também foi e ainda é protagonista do Movimento Pedágio Não. Por essas e tantas outras que esta Casa de Leis está lotada nesta solenidade. É uma homenagem mais do que merecida”.

 

Valterli Martinez, diretor do Sincomércio, foi outro a reconhecer a contribuição de Saito ao povo mogiano. “Aprendi muito com Gildo e até mesmo mudei com ele. Tinha outro compromisso, mas não poderia deixar de vir. É um excelente amigo e companheiro. Também é um ótimo combatente no Movimento Pedágio Não. Agradeço imensamente!”.

 

Junji Abe lembrou que sua origem é a mesma da de Saito, isto é, a agricultura familiar. “Nosso país tem vocação para o agronegócio, e isso traz uma ligação umbilical entre mim e Saito. No Brasil, fala-se muito da soja, do milho, da pecuária etc. Mas somos nós, produtores de hortifrutis, que colocamos produtos saudáveis à mesa dos brasileiros. Saito fez muito para nos valorizar e incentivar”.

 

O deputado Marcos Damásio também fez questão de enaltecer Gildo Saito. “Deixo meu reconhecimento público em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo. Mogi está entre as 20 maiores economias do estado. Nossa Cidade se destaca pelas mãos de muitas pessoas. Certamente o senhor Gildo Saito é uma delas. Muito obrigado”.

Felipe Almeida, secretário municipal de Agricultura, foi mais um a elogiar o produtor agrícola e sindicalista. “O Gildo é mais do que um produtor, é um amigo muito querido por todos. Foram muitas batalhas em defesa das causas rurais. Nos bastidores, ele está sempre nos ajudando, dando ciência das reivindicações dos produtores. Ele representa mais de 2 mil empreendedores da fungicultura, por exemplo. Graças a ajuda dele, hoje temos os cogumelos na merenda de nossas escolas. Parabéns, Gildo. Que Deus o abençoe”.

 

Já o homenageado fez questão de reconhecer seus antepassados e descendentes. “Quero primeiramente agradecer à minha família, que trabalha enquanto eu faço meus trabalhos voluntários em prol do Município. Se não fosse minha esposa, filhas e irmãos, nada disso seria possível. Eles tocam a empresa, abrindo tempo para eu ajudar a nossa Mogi. Cheguei em Aroeiras em 1972, era um dia chuvoso. Todos acostumados com clima quente ficaram gripados. Meu pai estava viúvo e com sete filhos. Ele tinha muita esperança e começamos a plantar. Em homenagem a meus irmãos falecidos recentemente e ao meu pai, aceitei manter essa data. Que eu possa honrá-los continuando a dar o meu melhor. Que todos nós possamos ser mais sal e mais luz na vida uns dos outros”.

 

Por fim, Furlan encerrou a cerimônia. “Foi uma sessão solene emocionante. Toda a Cidade está representada aqui, o que mostra o quanto você é querido, Gildo, e já é um cidadão mogiano. Parabéns ao vereador Vitor Emori por essa bela iniciativa”.

 

A cerimônia teve ainda a apresentação do quarteto de cordas Minha Terra Mogi.

Biografia

 

Desde 1992, Saito cultiva na Cidade verduras e cogumelos. No ano de 2000, o produtor rural foi convidado para participar do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, entidade à qual permanece ligado até os dias atuais. Além disso, ele foi presidente da associação de produtores agrícolas na gestão 2019-2022, estando no comando da entidade na época da pandemia.

 

Por ocasião da Covid-19, ele liderou a execução de projetos sociais importantes para a comunidade rural mogiana, em parceria com a Federação de Agricultura e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Por meio dessas iniciativas, Saito ajudou com a doação de máscaras, testes de coronavírus e alimentos para famílias carentes de bairros rurais.

 

O homenageado também teve destaque na luta contra a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para insumos agrícolas. Os produtores rurais conseguiram vencer a batalha contra a taxação, que poderia ter levado muitos deles à falência.

 

Nascido em 1965 em Santa Fé do Sul, no interior paulista, Gildo Takeo Saito é filho do casal Komei e Emiko Saito. O homenageado é casado com Dalva Midori Suzuki Saito, com quem tem duas filhas: Bianca e Sabrina. O agricultor chegou em Mogi das Cruzes em 1972 e foi morar no bairro de Aroeiras, no Distrito de Taiaçupeba, onde reside até hoje. Além disso, antes de ser produtor rural, Gildo Saito já foi técnico de manutenção elétrica e técnico em telefonia.

 

 

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583