A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), aprovou a Moção 138/2023, de autoria do vereador Zé Luiz (PSDB). A iniciativa significou repúdio à manifestação da ex-assessora parlamentar do Ministério de Igualdade Racial, Marcelle Decothé da Silva.
A ex-funcionária fez ofensas de cunho xenofóbico aos torcedores do São Paulo, após a final da Copa do Brasil contra o Flamengo, ocorrida no último domingo (24). Na ocasião, em seu perfil no Instagram, ela fez o seguinte comentário "Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade”. Além disso, criticou o povo paulista, dizendo "pior tudo de pauliste".
“Foi uma pessoa que fez um post inapropriado, em uma missão oficial, representando o Ministério da Igualdade Racial. Mas o Ministério acertou em exonerar essa pessoa, que foi na contramão do que o próprio Ministério se propõe”, pontuou Zé Luiz (PSDB).
“Acho que o caso não está resolvido. Essa moça precisa responder na justiça”, complementou Otto Rezende (PSD).
Inês Paz (PSOL) e Iduigues Martins (PT), votaram favoráveis à Moção e exaltaram a iniciativa do Ministério de Igualdade Racial de exonerar a servidora. Por outro lado, tanto Paz quanto Martins fizeram críticas à tentativa de associar o fato ao nome da titular da pasta, Aniele Franco e pediram e pediram para que o repúdio não seja seletivo.