A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o Requerimento 145/2023, apresentado pelo presidente da Casa, vereador Marcos Furlan (Pode). A iniciativa consignou votos de aplausos os atletas mogianos de jiu-jitsu, parabenizando-os pelo bom resultado no Campeonato Pan Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, realizado em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de setembro.
Foram ao todo oito medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e três de bronze. A equipe vencedora representou a equipe WN Dojo Escola de Jiu-Jitsu de Mogi das Cruzes. Entre os campeões está Ariel Souza Lemos, de nove anos (categoria extrapesadíssimo 2) e Breno Alves da Silva, de 13 anos (superpesado).
Entre os medalhistas de prata está Sthefani Victória Malda Idowu, de 8 anos (categoria extrapesadíssimo 2), Gabriel Henrique Fernandes de Oliveira, de 11 anos (galo) e Igor El Hafi, de 17 anos (superpesado).
Os medalhistas de bronze foram Heloisa de Jesus Barbeta, de 13 anos (categoria superpesado), Rian Rodrigues Ribeiro da Cunha, de 13 anos (meio-pesado) e Diogo Fernandes de Oliveira Júnior, de 15 anos (meio-pesado).
Durante a sessão, Furlan usou a tribuna para falar sobre a modalidade esportiva e de sua importância na sociedade. “É muito legal falar desse campeonato porque o jiu-jitsu era um esporte muito discriminado porque diversas pessoas que levavam o nome da modalidade acabavam arrumando confusão. Mas longo dos anos e de tantos bons trabalhos a gente vê a contribuição do esporte, tanto esportiva quanto social, pois existem inúmeros projetos de artes marciais em nossa cidade e inúmeros são de jiu-jitsu”