Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 132/2023, que consignou votos de aplausos ao Projeto Help. A iniciativa foi do vereador Osvaldo Silva (REP). A homenagem foi motivada pelos relevantes serviços que o Projeto presta, o qual Silva classificou como “um importante trabalho preventivo de saúde pública e inestimável para a sociedade”.
Durante a sessão, o vereador usou a tribuna para reforçar a importância da atuação do Projeto na sociedade. O parlamentar também exibiu um vídeo institucional do Projeto. “Não são poucos os jovens que passam por problemas psicológicos, problemas que muitas vezes são silenciosos. O Projeto Help vai nas escolas, onde os jovens estão, para ajuda-los por meio de palestras motivacionais”, pontuou Silva.
“Gostaria de parabenizar o pastor Osvaldo pela iniciativa e o projeto Help por todo esse trabalho. É legal ver que a maioria dos voluntários passaram por algum tipo de problema e hoje trabalham para solucionar o problema de outras pessoas”, ressalto Fernanda Moreno (MDB).
“Fico pensando que as vezes nós corremos tanto que muitas vezes não percebemos que algum do nosso lado está passando por sufoco. Muitas vezes em nossa própria casa tem alguém precisando de ajuda”, complementou o vereador Maurino (Pode).
O vereador Edson Santos também falou sobre a importância do Projeto: “Perdi seis primos que cometeram suicídio, todos jovens, cada um de uma maneira diferente. É muito duro para uma mãe que perde um filho que comete suicídio. É muito doloroso. Tenho que parabenizar o trabalho do Projeto Help”.
O Help é um projeto laico que tem o apoio do FJU – Força Jovem Universal e está alinhado com a lei federal 13819/19, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, objetivando a diminuição das estatísticas de suicídio e depressão.
O Projeto Help foi criado em 2017 e trabalha com a finalidade de ajudar jovens que passam por problemas de ordem psicológica e emocional, como depressão, automutilação, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, desejo de suicídio etc.
Atualmente o projeto conta com milhares de voluntários em todo o país, inclusive Mogi das Cruzes, e conta com diversas ações como palestra, reuniões, caminhadas, eventos de conscientização e motivação etc.