Em adesão à campanha “Setembro Amarelo”, que visa prevenir o suicídio, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes legislaram na sessão ordinária desta terça-feira, 19, com fita amarela que simboliza a ação de conscientização. Durante todo o mês de setembro, a pirâmide que abriga o plenário dr. Luiz Beraldo de Miranda receberá iluminação externa na cor amarela. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo a cada ano, sem contar os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam a 14 mil casos anuais. Isso significa que, em média, 38 pessoas cometem suicídio a cada 24 horas no país.
“Todos os vereadores concordaram em usar o símbolo no dia de hoje para ajudar na divulgação dessa importante causa. O ‘Setembro Amarelo’ é um momento de reflexão e de lembramos a toda população que é possível pedir ajuda”, disse o presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Furlan.
Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o “Dia D” da Campanha Setembro Amarelo.
Das 8 às 13 horas, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estará no Parque Centenário com diversas atividades voltadas à conscientização e prevenção do suicídio. A programação faz parte do calendário em comemoração ao 463º Aniversário da Cidade.
As atividades serão variadas para atender desde crianças até idosos. Estão programadas apresentações culturais e artísticas, danças, aula de zumba, grupos de debates e rodas de conversa, oficinas de cartazes, PICS – Práticas Integrativas de Saúde (automassagem, auriculoterapia e técnicas de relaxamento), além da participação de voluntários dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Náutico com atividades direcionadas.