Foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 13, em sessão ordinária, o Requerimento nº 130/2023, que reconhece a relevante contribuição do maestro Antonio Freire Mármora, o maestro Niquinho, à cultura musical mogiana. Iniciativa do vereador Mauro Yokoyama (PL), a medida visa prestigiar o músico que acaba de completar 90 anos.
“O maestro Niquinho é muito prestigiado. Sinto-me honrado em homenageá-lo em vida, diante da grandiosidade de seu talento e de seu exemplo inspirador”, disse Yokoyama.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan (Podemos), também fez questão de salientar as qualidades do músico nonagenário. “O maestro Niquinho tem um histórico muito importante em Mogi. Ele não apenas desenvolveu sua habilidade, como também repassou seu conhecimento para outras gerações. O poder público não consegue cobrir todas as necessidades. Por isso, devemos agradecer os cidadãos que colaboram para o progresso de Mogi”.
Nascido em 25 de agosto de 1933, Niquinho representa a terceira geração da família Mármora a favorecer significativamente a cultura musical da Cidade.
O homenageado aprendeu a tocar piano aos cinco anos e logo foi estudar no Conservatório Musical Carlos Gomes, fundado pelo pai.
Aos seis anos, seu pai conta que Niquinho compôs a primeira música. Aos 15 anos, o menino prodígio já ministrava aulas no conservatório e, um ano mais tarde, ingressou na orquestra.
Em São Paulo, o maestro formou-se no curso superior do Conservatório Dramático, especializando-se em canto orfeônico no Instituto Musical de São Paulo. Em 1957, o músico foi convidado a dar aulas na ETEC, antiga escola industrial, da qual foi um dos fundadores.
Encerrou sua trajetória como pedagogo na Escola Estadual Doutor Washington Luiz em 1987. Nesta época, o maestro foi um dos responsáveis pelo sucesso das fanfarras escolares, compondo melodias complexas e introduzindo instrumentos de sopro e percussão. Também foram diversas as participações na Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, na banda Boigy, e no Coral 1º de Setembro.
Em 25 de agosto deste ano, o Maestro Niquinho comemorou seu aniversário de 90 anos com uma apresentação musical no Theatro Vasques. A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes confeccionou e entregou, durante o evento, um diploma em reconhecimento à sua dedicação à cultura musical mogiana.