Nesta quarta-feira, 6, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2023 de autoria dos vereadores Edson Santos (PSD) e Marcos Furlan (PODE).
A iniciativa visa instituir no Município a Medalha de Mérito Cultural Wanda Coelho Barbieri. A homenagem poderá ser concedida a artistas, professores de artes, associações ou empresas do segmento cultural que representam ou já representaram o Município nas diversas modalidades culturais dentro e fora dos limites da Cidade.
Edson Santos (PSD), um dos autores da propositura, falou sobre os motivos que o levaram a batizar o prêmio com o nome de Wanda Barbieri. “Muitos mogianos foram alunos da dona Wanda. Ela era uma pessoa muito querida e será muito importante para Mogi contar com uma condecoração que valorize nossos artistas. Essa homenagem será uma forma de reconhecer esses profissionais. Pela história da dona Wanda, artista plástica de relevância e excelente educadora, aqueles que receberem esse prêmio se sentirão muito honrados. Também é uma forma de homenagear as mulheres, as mães, as avós e as bisavós”.
Biografia
Wanda Coelho Barbieri nasceu em São Paulo no dia 24 de janeiro de 1923 e, ainda na infância, mudou-se com sua família para Mogi das Cruzes. Completou seus estudos na antiga Escola Normal (Magistério) e foi convidada a lecionar como professora substituta na Escola Estadual Coronel de Almeida.
Depois de formada, ensinou em diversos municípios do estado, tais como: Fernandópolis, Novo Horizonte, Guararema e Lorena. Em 1961, ela retornou a Mogi das Cruzes, onde passou a lecionar a matéria de Artes na Escola Estadual Dr. Washington Luiz, até se aposentar, em 1978. A homenageada foi ainda diretora da Escola Técnica Marechal Rondon.