A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na noite desta terça-feira (05), celebrou a Semana do Profissional de Educação Física, entregando medalhas e troféus comemorativos a profissionais da área que se destacaram em suas funções. A Semana foi instituída pelo Legislativo em 2014, por meio da Lei 6.948/14 de autoria do vereador Marcos Furlan.
Na ocasião, foram homenageados: Alexandre Aparecido Maciel, Carlos Eduardo Lemes de Paiva, Cláudio Luiz da Cunha, Dennis Mendes da Silva, Helaine Cristina Alves Ferreira de Souza, Heraldo Marcel de Lima, João Paulo de Siqueira Martins, Juliana Oliveira de Camargo, Luiz Felipe Marques Araujo de Lima, Luiz Henrique Peruchi, Márcia Alves Ferreira Siqueira, Nayara dos Santos Margenet, Pablo Maggioni Mendes, Patrícia Maria, Paulo de Castro Moraes Trigo, Renan Willian Santos Leme, Samuel Thiago Silva de Oliveira, Sergio de Godoy Bittencourt, Plinio Alberto Zavanella, Ossamu Ikeda, Danila Ramos - (benemérita), Henrique Borenstein (benemérito).
O vereador Edu Ota (PODE), presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Casa, fez uma saudação inicial aos homenageados. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Educação Física. “Estou muito feliz pela noite de hoje, de chegar aqui e encontrar muitos amigos. Hoje em dia o profissional de Educação Física encontra muitas dificuldades, sobretudo nas escolas. Mas é importante ressaltar que esses profissionais fazem muita coisa, com muito amor, fazendo a diferença na vida das pessoas”.
Os demais membros da Comissão de Esportes da Casa se manifestaram para parabenizar os profissionais homenageados. “Quando veem um profissional de Educação Física Imaginam que se limita somente ao seu ramo e não imaginam quão longo que é o impacto do trabalho deles na saúde e no desenvolvimento dos jovens de nossa cidade”, ressaltou Bi Gêmeos (PSD)
“É uma homenagem muito justa a todos esses profissionais que promovem o bem estar de muitas pessoas, como crianças e idosos”, complementou Mauro Yokoyama (PL).
“Quero parabenizar todos os profissionais de Educação Física homenageados porque representam a nossa cidade de maneira honrosa. Não importa de onde você vem, mas para onde você vai, sem professor não há alunos”, disse Edinho (MDB).
O secretário adjunto de Esportes da cidade, Paulo Boccuzzi, que na ocasião representou o prefeito Caio Cunha (Podemos), falou sobre a importância dos professores de Educação Física na sociedade. “É uma profissão muito importante para as pessoas. Ser professor é revolucionário, é algo que constrói em nós. Além de reivindicar melhorias e buscar reconhecimento, acho que hoje é um dia para agradecermos pela profissão e pela apropriação do esporte”, afirmou.
“Esse é um evento que visa contribuir para valorização do professor de Educação Física, assim como divulgar o seu importante papel dentro da sociedade, como profissional da área da Saúde e Educação”, pontuou o vereador Marcos Furlan (PODE), presidente da Câmara Municipal e responsável por dirigir os trabalhos da solenidade.
Ao final da celebração, os homenageados puderam fazer suas considerações sobre a sessão solene. “Quero agradecer a Deus, meus amigos e principalmente aos meus alunos por estar aqui sendo homenageada. Trabalhei 29 anos na Prefeitura dando o meu melhor e ajudando pessoas”, ressaltou Helaine Cristina.
“Essa homenagem simboliza toda uma vida, dedico isso a Deus, a minha família e meus alunos. Trabalho desde os doze anos e quando vim a Mogi das Cruzes foi difícil, mas aos poucos fui fazendo trabalho voluntário e hoje estou há vinte e seis anos à frente de uma empresa”, disse Heraldo Marcel de Lima.
“É uma noite emocionante. Estou muito grata. Gostaria de agradecer à Câmara por esse momento”, pontuou Márcia Alves Ferreira Siqueira.
Também participaram da homenagem os vereadores John Ross (PODE), Edson Santos (PSD), Inês Paz (PSOL), policial Maurino (PODE), Mauro do Salão (PL), Zé Luiz (PL) e Vitor Emori (PL), além do delegado do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP), Adilson Torres Alexandre, do professor responsável pelo Centro de Paradesporto de Mogi das Cruzes, Johnny Fernandes e do vice-presidente do Grupo Helbor, Roberval Lanera Toffoli, que representou o empresário Henrique Borenstein.