Foi aprovado na tarde desta terça-feira, 5, em sessão ordinária, o Requerimento nº 125/2023, de autoria do vereador Osvaldo Silva (REP). A iniciativa homenageia os atletas mogianos que conquistaram 4 medalhas para o estado de São Paulo.
O Campeonato Brasileiro de Boxe 2023, promovido pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), reuniu as principais promessas brasileiras da modalidade em Foz do Iguaçu, no Paraná, para a disputa do título nacional.
Nesta edição, foram realizados três campeonatos brasileiros: o cadete, o juvenil e o elite. Equipes de 18 estados do país participaram do evento, totalizando 122 atletas e 39 técnicos e chefes de equipes.
O vereador Osvaldo Silva, autor da propositura, explicou as razões que o levaram a conceder a honraria em Plenário. “Essa é uma singela forma de reconhecer nossos esportistas e suas equipes técnicas. São jovens que vencem muito antes das medalhas: superam desafios pessoais, físicos e financeiros. O orçamento público é pequeno, não dá para abraçar todos os atletas. Por isso, precisamos valorizar muito nossos esportistas, que vencem muitos obstáculos. Também precisamos reconhecer os técnicos, que ajudam esses jovens a se tornarem pessoas de bem, muito mais do que o sucesso nesta ou naquela modalidade esportiva”.
O vereador Eduardo Ota (PODE), presidente da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo, também comentou sobre o tributo oferecido nesta tarde aos esportistas. “O trabalho do boxe na nossa Cidade é sensacional. Estamos plantando boas sementes nas artes marciais. Onde está o professor Carlos Dario [coordenador Carlos Dario Aparecido Guimarães], sempre faço questão de falar e reverenciar. Ele é uma referência, um norte para nossos lutadores”.
Carlos Dario agradeceu a homenagem. “Mogi abriu o Centro de Artes Marciais em Jundiapeba e está realizando um bom trabalho em César de Souza. É a prova que dá certo: estamos conseguindo vitórias expressivas. Obrigado a todos que acreditam no nosso trabalho”.
Dentre os atletas da delegação do estado de São Paulo estavam pugilistas mogianos que trouxeram quatro medalhas:
• Pablo Henrique Costa de Brito – ouro na categoria 51kg do juvenil;
• Anna Caroline Dias Martins – bronze na categoria 54 kg do elite;
• Livia Marcelino Guimarães – bronze na categoria 63 kg do cadete;
• Gustavo Henrique Domingues da Silva – bronze na categoria 50 kg do cadete.
Já na Gymnasíade, maior competição escolar do mundo, que este ano foi sediada no Rio de Janeiro, houve a participação de 46 nações.
Das 33 medalhas da equipe brasileira de Boxe, foram destacadas as duas medalhas de prata:
• Livia Marcelino Guimarães — categoria 66kg cadete;
• Nicole Beatriz Dorneles Bandeira — categoria 57kg cadete.
Nos bastidores, tanto do campeonato brasileiro como do campeonato internacional estudantil, os atletas mogianos contaram com a preparação e o apoio do coordenador Carlos Dario Aparecido Guimarães e dos demais componentes da comissão técnica:
• Robson Andrade Ribeiro;
• Nickson Thomaz Cristian Ribeiro Silverio;
• Aureo Mariano;
• Bianca Pereira Carapinheiro da Silva;
• Wesley Lopes da Silva.