Na noite desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou uma cerimônia para homenagear voluntários da cidade, com diplomas de Honra ao Mérito. O Projeto, intitulado Voluntários do Bem, reconheceu a atuação de doze pessoas. O evento foi motivado pela passagem do Dia do Voluntário, celebrado no último dia 28 de agosto. A iniciativa foi dos vereadores Edinho (MDB), Edson Santos (PSD), Zé Luiz (PL) e Osvaldo Silva (REP).
Foram homenageados: Marco Antônio Cardoso Júnior, pelo projeto Missões de Vidas; Maria Aparecida Inoc Rodrigues, presidente da Ação da Cidadania Contra Fome e pela Vida; Valquíria Vicentina dos Santos, pelo projeto Valquírias; Maria do Carmo Faria, voluntária no projeto UNP; pastor Lucas Passberg, pelo Projeto Ame, como a ti mesmo; Deolinda Cardoso de Aguiar, voluntária em diversos projetos sociais; Anilton Rodrigues de Souza, pelo projeto LM – Real Bets; Michelle Gasparetto, idealizadora da Fundação Associação Gasparetto; Alexsandra de Oliveira Cornélio, orientadora social dos Núcleos Santo Ângelo e César de Souza; Emiliana Campos Nishikawa, pela atuação no Instituto Social Ajudando Quem Ajuda; Adriano Aparecido dos Santos, pelo projeto Social Beija-Flor; e Alexsandro Cassiano dos Santos, pelo projeto Associação Alvorecer.
“Os homenageados de hoje são pessoas que se dedicam suas vidas a outras vidas, pessoas que têm histórias diferentes, mas com o mesmo propósito: fazer o bem sem olhar a quem. Essa sessão solene de hoje é para mostrar o reconhecimento desta Casa de Leis aos voluntários indicados nesta noite”, ressaltou Osvaldo Silva.
“São pessoas que não fazem voluntariado pensando no reconhecimento e é esse espírito de solidariedade que estamos celebrando nesta noite. Hoje só quero parabenizá-los de coração porque o trabalho voluntário é o trabalho que chega onde o poder público não consegue chegar”, complementou Zé Luiz.
O vereador Edson Santos também usou a tribuna para enaltecer o trabalho dos voluntários homenageados. “São pessoas que chegam a famílias onde o poder público não chega. São trabalhos que refletem e melhoram a vida das pessoas”, afirmou.
Por fim, o vereador Edinho também direcionou um discurso para os homenageados. “Prestara homenagem a cada um de vocês que sempre estão dispostos a ajudar o próximo. O importante é servir para ser servido”.
Alguns homenageados usaram a tribuna para agradecer ao Legislativo pela honraria. “Fazer parte do projeto UNP é um trabalho glorioso. São pessoas muitas vezes desprezadas pela sociedade e pela família. Nós cremos que as pessoas merecem segunda chance, independentemente do que fez ou deixou de fazer”, ressaltou Maria do Carmo Faria, do projeto UNP.
“Fazer a caridade e o bem é muito bom. Quando distribuímos todo mês cestas básicas e cobertores, vemos a alegria das famílias e isso para mim é muito gratificante”, complementou a voluntária Deolinda Cardoso de Aguiar.
O vereador Pedro Komura (PSDB) também participou da solenidade.