Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 29, a Câmara de Mogi das cruzes aprovou o Projeto de Decreto nº 12/2023 de autoria do vereador Edinho (MDB). A honraria será outorgada pela Casa de Leis às mulheres por sua relevante história de vida pessoal ou profissional, histórico de superação, ou ainda pelos importantes serviços prestados à comunidade, e que sirvam de inspiração para outras pessoas.
A norma prevê que a homenagem seja realizada no mês de março, com as indicações das mulheres a receber a honraria realizada até a primeira quinzena de fevereiro, para a confecção em tempo hábil das medalhas e diplomas a serem entregues pelo Legislativo.
“É um projeto de extrema importância, Glória Maira foi uma grande jornalista, ativista do movimento negro, que lutou contra as adversidades deste país. Este ano fizemos homenagens a algumas pessoas e agora vai entrar como Projeto de Lei para que possamos homenagear mais pessoas”, disse Edinho.
“É muito importante ver essas homenagens em que dão destaque às mulheres negras, porque sabemos que a maior parte da população brasileira é formada por pessoas pardas e negras. Então, é um incentivo para que estas mulheres ocupem os lugares que querem na sociedade. E o mais necessário é ter esse olhar para que sejam transformadas em políticas públicas, que as propostas produzidas pelos conselhos municipais se tornem ações”, acrescentou a vereadora Inês Paz.