Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 24, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou homenagem ao Dia do Maçom, em cumprimento ao Decreto Legislativo n° 28/1998. Em 2023, a solenidade do parlamento mogiano para prestigiar a maçonaria completa 25 anos.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), com o vereador Mauro de Assis Margarido (PSDB) na 1ª Secretaria.
Fizeram parte da mesa diretiva Francisco Cochi, diretor geral do Semae, — representando o prefeito Caio Cunha (PODE) —, Edson Santos (PSD), — representando o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD)—, Benedito Marques Ballouk Filho, grão-mestre estadual do GOSP (Grande Oriente de São Paulo), José Roberto Pereira, presidente do Tribunal de Contas do GOSP, Francisco Perez, secretário-adjunto da 28ª Região Administrativa Maçônica, Francisco Del Poente, delegado do 1º Distrito Policial de Mogi, e Marco Antônio Nogueira Zatsuga, segundo secretário da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes), representando a presidente da entidade, Fadua Sleiman.
Também fez parte da cerimônia o vereador Zé Luiz (Sem partido), que é maçom, além do vereador Mauro Yokoyama (PL).
Zé Luiz falou sobre a relevância das mulheres na instituição. “A maçonaria tem enorme importância para o mundo todo. Ela traz ideais de igualdade e fraternidade, além de sempre resgatar a valorização da família. Neste ano, propus que homenageássemos as presidentes das fraternidades femininas de Mogi. Trata-se de um trabalho fantástico, que atende às famílias vulneráveis mogianas. São voluntárias que nos ajudam a nos tornar melhores”.
Ballouk Filho, grão-mestre estadual do GOSP, falou sobre a importância da trajetória maçônica. “A história da Câmara mostra registros maravilhosos da maçonaria. Um dos nossos principais pressupostos é jurar amor à pátria e à humanidade. Tudo que o maçom faz é em prol da caridade. É uma tarefa baseada no amor e na fraternidade”.
Já o vereador Edson Santos exaltou a participação dos maçons nas atividades sociais de Mogi. “Fico muito feliz por ver esta Casa de Leis lotada. Estou representando o deputado federal Bertaiolli, que foi quem criou a lei que homenageia os maçons. Conheci o trabalho da maçonaria de forma concreta através de Neusa Marialva e Darci Zugaib. Havia uma criança com hidrocefalia, e testemunhei a entrega de cadeira de rodas feita à família do menino. Sou da área social, e sei: a maçonaria faz a diferença. Não é só pelo recurso financeiro, mas principalmente pelo apoio e pelo suporte”.
Francisco Cochi, diretor geral do Semae elogiou a grandeza da maçonaria. “É uma satisfação participar desta solenidade, nesse momento tão significativo. Agradeço aos maçons por todos os bons frutos. A Loja Cruzeiro do Itapeti tinha 22 membros ali na Avenida Japão. Hoje, ela faz muito por Mogi e Região. No início, foi duro. Mas a gente insistiu, e ela germinou em outras lojas maçônicas. Participamos de grandes lutas e transformações”.
Joaquim Antonio de Sousa falou em nome das Lojas Maçônicas de Mogi. “É um prazer falar da União, que tem 111 anos. Todas as lojas saíram da União. Nossa grande preocupação é a caridade. Agradeço à Câmara por essa homenagem. Agradeço também ao deputado Bertaiolli pela criação da lei que instituiu o Dia do Maçom no Município”.
Na ocasião, os 11 veneráveis mestres das Lojas Maçônicas de Mogi das Cruzes foram homenageados com placa de aço escovado:
- Robson Mello - Venerável Mestre da A.R.L.S. Fraternidade Acadêmica Luz e Saber
- Alfredo Roberto Heindl - Venerável Mestre da A.R.L.S. Colunas de Biritiba
- Leandro Cardoso Alecrim - Venerável Mestre da A.R.L.S. Vale do Tietê
- Paulo Fernando Oliveira Lopes - Venerável Mestre da A.R.L.S. 1° de Setembro
- Joaquim Antonio de Souza - Venerável Mestre da A.R.L.S. União e Caridade IV
- Jorge Barbosa Júnior - Venerável Mestre da A.R.L.S. Lealdade e Sabedoria - “Ricardo Strazzi”
- Nelson Bettoi Batalha Neto - Venerável Mestre da A.R.L.S. Triângulo da Fraternidade
- Paulo Aparecido Silva Guedes - Venerável Mestre da A.R.L.S.B.O. Cruzeiro do Itapeti
- José Antonio Ferreira Filho - Venerável Mestre da A.R.L.S. Phoenix Lodge
- Jair Gonsalvez da Cruz - Venerável Mestre da A.R.L.S. Acácia de Aruã
- Fábio Pinhal Dias - Venerável Mestre da A.R.L.S. Acampamento dos Aprendizes
Além deles, Adriana Heindl, presidente da Fraternidade Feminina de A.R.L.S. Colunas de Biritiba, também foi reconhecida pela Casa de Leis mogiana, tendo recebido diploma legislativo em homenagem aos relevantes serviços prestados à sociedade por meio de ações sociais, filantrópicas e educacionais. “Agradeço imensamente, especialmente ao vereador Zé Luiz. É uma honra representar todas as mulheres da região”.
Por fim, o presidente do Legislativo encerrou a cerimônia. “A maçonaria chega onde o poder público não alcança. Por isso, sou muito grato a cada um de vocês pelo belo trabalho realizado com tanta dedicação em nossa Cidade”.