Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 23, o Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2023, que altera as regras da “Medalha de Tiradentes”, homenagem realizada todos os anos pelo Legislativo aos policiais civis e militares, aos integrantes do Corpo de Bombeiros e aos guardas municipais.
De autoria do vereador Policial Maurino (PODE), o PL atualiza as nomenclaturas da Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária, além de expandir o rol das forças de segurança que podem ser contempladas com a honraria. Assim, passam a ser autorizados a receber a “Medalha Tiradentes” membros da Polícia Científica, da Polícia Penal e do CPAM-12 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano Doze).
“Os membros dessas corporações praticam atos primordiais para zelar pela segurança, proteção, averiguação e garantia do bom andamento dos trabalhos policiais. Esse Projeto vai inserir outras instituições, que até então não faziam jus a essa homenagem. A Polícia Científica, a Polícia Penal, que cuida do CDP [Centro de Detenção Provisória], e o CPAM-12, com seus funcionários administrativos, também trabalham arduamente por nossa segurança. Assim, em 2024, poderemos ser mais justos e prestar esse importante reconhecimento a esses policiais”, afirma o autor da proposta.