Os trabalhos legislativos da cerimônia foram conduzidos pelo presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), com o vereador Policial Maurino (PODE) na primeira secretaria. Além do homenageado, compuseram a mesa diretiva o secretário municipal de Segurança Pública, Toriel Sardinha, —representando o prefeito Caio Cunha (PODE) —, o coronel Victor Fedrizzi, chefe do Comando de Policiamento Metropolitano, Expedito Tobias, ex-vereador, — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL) —, Francisco Del Poente, delegado do 1° Distrito da Polícia Civil em Mogi, — representando o delegado da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, Mucio Mattos, —, Ediel Braz Soares, representante da Polícia Científica, Lucas Miatello, comandante interino do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano, e Dirceu do Valle, presidente da 17° Subseção da OAB de Mogi das Cruzes.
Também marcaram presença os parlamentares Gustavo Siqueira (PSDB) e Mauro Yokoyama (PL). Gustavo Siqueira, primeiro a ter a ideia da homenagem, explicou as razões que o levaram a conceder a mais alta honraria mogiana.
“O coronel Quintino não mediu esforços para garantir a segurança pública no Alto Tietê. Assim que ele assumiu o posto, pude ter uma conversa longa com o comandante, já que a população cobra muito dos agentes políticos. Mas o senhor assumiu com maestria um posto tão complexo e delicado, mostrando entusiasmo e preparação, já que acumula mais de 30 anos de carreira. É um orgulho poder chamá-lo de mogiano”.
Dirceu do Valle, presidente da 17° Subseção da OAB de Mogi das Cruzes, também prestou homenagem ao coronel Quintino. “A OAB é a maior entidade civil do país. Temos a mesma legitimidade da classe policial, já que também fazemos parte do sistema de Justiça. Em nome dos 14 mil advogados do Alto Tietê, digo que esta é uma homenagem mais do que merecida. Aliás, a honraria deve ser dividida com seus subordinados, pessoas que usam o próprio peito como escudo. São heróis anônimos que defendem o povo paulista. Espero que o senhor fique bastante tempo conosco”.
Rodrigo Ashiuchi (PL), prefeito de Suzano, foi mais um a discursar em reverência ao coronel Quintino. “Hoje é um dia especial não só para os mogianos, mas para todo o Alto Tietê. Nossa população reconhece o trabalho do coronel Quintino. Por trás deste título, existem histórias, jornadas e esforços. É uma grande oportunidade de enaltecer o trabalho da Polícia Militar na nossa região. O coronel Quintino já fez a diferença na segurança pública. Aqui, o senhor faz mais do que o trabalho: faz amigos. Viva Mogi das Cruzes e Viva o coronel Rodrigo Quintino!”.
Mais um a se manifestar foi o coronel Victor Fedrizzi. “Quando o coronel Quintino foi designado para vir para cá, tão longe da residência dele lá em Ribeirão Preto, eu disse que ele se sentiria em casa no CPAM-12. Eu sabia que os resultados viriam. Ele abraçou a causa com coragem e ânimo, fazendo um excelente trabalho”.
Toriel Sardinha também falou em homenagem ao comandante. “É uma honraria muito acertada a que está sendo feita nesta noite. O currículo dele conta quem ele é. Assim que chegou em Mogi, Quintino fez uma reunião e eu percebi: ele veio com muita vontade de fazer a diferença, de construir uma sociedade melhor”.
O coronel Quintino agradeceu a honraria. “A Polícia Militar do Alto Tietê conta com três batalhões. Agradeço a todas as tropas pela ajuda no combate ao crime. Temos mais de 1.200 policiais trabalhando dia e noite pela segurança desta Região. Nosso grande desafio é levar a Polícia Militar aos 200 anos com ética e resultados. A homenagem de hoje, dirijo a todos os policiais que compõem esse time. São homens e mulheres incansáveis. A esta cidade acolhedora, agradeço pela generosidade em me conceder o título de cidadão mogiano. Reforço meu compromisso com base no hino de Mogi: por ti, minha Mogi querida, darei a minha própria vida, com todo o coração”.
Por fim, o presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), falou em nome da coletividade de vereadores. “Os índices de criminalidade têm reduzido, e as reclamações estão diminuindo nos gabinetes. Tudo isso porque o coronel Quintino abraçou Mogi das Cruzes. Foi uma sessão emocionante. Agora, é Mogi que o abraça!”.
Biografia do homenageado
Quintino conta com bacharelado em Educação Física, mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de cursos em Fisiologia do Exercício, Administração de Empresas, MBA e Executivo Insper.
Além de um currículo acadêmico exemplar, o profissional de segurança pública acumula medalhas por ter se destacado em diferentes postos da instituição militar, tais como:
- Láurea Mérito Pessoal em 1° Grau;
- Medalha Centenário do Corpo de Bombeiros;
- Medalha Comemorativa 1ºGB;
- Medalha Comemorativa Jubileu Brilhante da Casa Militar;
- Medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo;
- Medalha Valor Militar em Bronze;
- Medalha Valor Militar em Prata;
- Medalha Heróis do Fogo – Fundação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.