A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), aprovou o Requerimento nº 113/2023, apresentado pelo vereador Edinho (MDB). A proposta celebrou o aniversário de cinquenta anos do movimento Hip Hop no Brasil com votos de aplausos e congratulações.
“O Hip Hop é uma importante manifestação artística utilizada como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão social, sempre incisivo ao abordar temas políticos de enorme relevância para a camada mais fragilizada da sociedade”, argumentou o parlamentar, no documento apresentado ao plenário.
“Foi essencial para a inclusão racial e temos um hip hop de ponta aqui no Brasil”, acrescentou o vereador Juliano Botelho (PSB).
“Temos debatido a muito tempo que essas atividades levam perspectivas para os nossos jovens, principalmente, na periferia. Temos que trazer o hip hop para o centro e fortalecê-lo nas periferias”, destacou a vereadora Inês Paz (PSOL).
“Manifestação cultural importante com letras que retratam na maioria das vezes a dura realidade da periferia, do povo discriminado, do povo negro e que ao longo do tempo foi se firmando na sociedade, apesar da perseguição. Hoje é uma manifestação cultural reconhecida que merece essa homenagem”, apontou o vereador Iduigues Martins (PT).
A iniciativa foi aprovada com o voto favorável de todos os vereadores presentes no Plenário.