Na tarde desta segunda-feira, 14, o Legislativo mogiano prestigiou a formatura de 74 Agentes Comunitários de Saúde que fazem parte do quadro de servidores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, e atuam na Atenção Básica à Saúde.
Em nome do Executivo municipal, a vice-prefeita Priscila Yamagami anunciou a entrega de 90 tablets para facilitar o trabalho dos Agentes nas visitas domiciliares e na atualização das fichas dos pacientes e aproveitou para fazer um reconhecimento público aos agentes. “Já pararam para pensar na relevância do que vocês fazem? O que vocês fazem é mais do que um trabalho é uma missão quase divina, é servir na concepção mais pura da palavra, é muito nobre e bonito. Muitas vezes nós falamos que a gestão não consegue chegar a todos os lugares, mas vocês chegam e vocês são o nosso braço e o nosso abraço na população. Recebam hoje nossos parabéns e nossa gratidão pelo que fazem”, congratulou Yamagami.
“Um dos desafios colocados pelo prefeito Caio Cunha e pela coprefeita Priscila para a nossa gestão foi estarmos mais próximos da ponta o que tem nos levado a visitar as unidades básicas de Saúde e procurado compreender as demandas da ponta. São vocês que cuidam da Saúde, que previnem as doenças e que reconhecem as necessidades dos pacientes evitando que se compliquem a ponto de necessitarem dos serviços de urgência e emergência. Parabenizo a iniciativa de vocês em participarem e no próximo ano novas turmas serão abertas para os demais agentes”, reconheceu o secretário municipal de Saúde, William Harada.
“Sou enfermeira há 20 anos, dos quais 18 são dedicados à Saúde pública, nesta minha trajetória eu já vi muitas coisas emocionantes, mas hoje é uma das que irei guardar no coração. A Saúde pública não se faz sozinha, o papel dos agentes é essencial, pois, só vocês sabem o que a comunidade precisa, só vocês sabem qual família está passando fome, está sofrendo violência, abuso sexual, o idoso que foi abandonado pela família e nenhuma prescrição médica do médico mais competente pode aliviar esses sofrimentos. Por isso, com esse curso vocês vão conseguir entender o ser humano ainda melhor e transformar não somente uma microárea, mas um território e até o país a partir de Mogi das Cruzes”, destacou a preceptora Elizabeta Chiarella.