Na tarde desta quarta-feira, 9, o plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 107/2023 de autoria do vereador Mauro Yokoyama (PL). A propositura visa aplaudir e reconhecer a 36ª Edição do Concurso Brasileiro de Canção Japonesa, promovido pela Abrac – Associação Brasileira da Canção e realizado pela UCK – União Central de Karaokê, Regional Central São Paulo.
O “Brasileirão”, como é popularmente conhecido, foi realizado entre os dias 22 e 23 de julho, junto à Associação dos Agricultores do Cocuera, em Mogi das Cruzes. Entre os participantes, cinco mogianos alcançaram os primeiros lugares em suas categorias, são eles: Cláudia Midori Sato – 1º lugar da categoria POP; Akira Ikawa – 1º lugar categoria veteranos; Yuka Osawa Tokita Campeã Abrac 2023 – Grand Prix Adulto B; Nami Kuniyoshi – 1° lugar categoria juvenil; Emily Kei Aota – 1° lugar categoria infantil.
“A apresentação de canções japonesas contribui para a preservação da identidade étnica, da língua materna, da linguagem musical e até mesmo à sensibilidade e ética japonesa”, destacou o autor do Requerimento, em documento apresentado ao plenário.
“A colônia japonesa sempre traz coisas boas para Mogi. Agora o Brasileirão de karaokê movimentando a cultura e o turismo da cidade é mais um motivo para celebrar a comunidade”, destacou o vereador Policial Maurino (PODE).
“Quero parabenizar o vereador Mauro pela iniciativa. Acompanhei a organização de perto, vi pessoas de todo o Brasil participando, conhecendo a nossa cidade, movimentando o Turismo e a Cultura. Parabéns por esse trabalho árduo para que tudo acontecesse”, congratulou o vereador Eduardo Ota (PODE).
A sessão foi interrompida temporariamente para entrega de diplomas de reconhecimento aos campeões do Concurso.