Em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara de Mogi das Cruzes, foi aprovada a Moção nº 115/2023 de autoria do vereador Johnross (PODE). A propositura visa reconhecer, parabenizar e apoiar as Hortas Comunitárias de Braz Cubas.
As Hortas Comunitárias são espaços coletivos reservados para o plantio, cultivo e colheita de vegetais de todos os tipos por membros da comunidade. Elas contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população, além de estimular o desenvolvimento sustentável do município.
Em 04 de março de 2023, foi dado o primeiro passo para a implementação das Hortas Comunitárias em Braz Cubas, com o apoio do padre Cláudio Antonio Delfino, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Roque, juntamente aos integrantes da Pastoral Diocesana da Ecologia, a partir da campanha da fraternidade deste ano, “Dai-lhes vós de comer”.
“Cada vez mais aumenta a preocupação no mundo com as questões de segurança alimentar. Em como alimentar a quantidade de pessoas que habitam o mundo. E esta é uma preocupação também de Mogi das Cruzes, porque há mogianos em situação de pobreza ou extrema pobreza. Atividades como esta são uma resposta à sociedade. Enquanto tramita o Projeto de Lei nº 86/2023, que visa incentivar a prática das hortas comunitárias em Mogi, é de grande alegria ver que já existem instituições que estão colocando a mão na massa e alimentando quem não tem condições. Saber que pessoas sobreviverão e vão gerar renda a partir de iniciativas como essa é uma resposta necessária para essa realidade da nossa cidade, do Brasil e do mundo”, analisou o autor da propositura.