Foi aprovado pelos vereadores de Mogi das Cruzes, na tarde desta terça-feira (08), em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 104/2023 de autoria do vereador Policial Maurino (PODE). A propositura visa homenagear Maria Geuzeda de Morais Serrão, atribuindo seu nome ao logradouro público conhecido que se localiza entre as ruas Gervásio Maria Pinheiro e Flora Benedita de Almeida, no Bairro do Parque Olímpico.
Nascida em 1949 na cidade de Cariri Mirim, Pernambuco, Maria enfrentou a seca do sertão junto a sua família, que decidiu tentar a sorte em Mogi das Cruzes – SP. Logo que chegou aqui morou na avenida Governador Adhemar de Barros, na altura de onde hoje se situa o Sindicado dos Rodoviários. Morou também na Rua Santana e próximo à Feira de Brás Cubas. Trabalhou na extinta NGK.
Maria casou-se com José Antonino Serrão, com quem teve quatro filhos. Por motivos de trabalho do marido, chegou a morar um tempo em São Bernardo do Campo, mas logo retornaram e passaram a viver em César de Sousa, um bairro novo, ainda sem saneamento, onde passaram muitas dificuldades.
Em 1994, finalmente, mudou-se para o Parque Olímpico, onde foi a terceira moradora do bairro. Em uma casa com um único cômodo e um banheiro, Dona Gê, como era chamada, criou filhos e netos. Diante das dificuldades tornou-se faxineira e chegou a trabalhar na TV Diário.
Faleceu em 2019, aos 70 anos, deixando o marido, três filhos, sete netos, três bisnetos e uma vida dedicada ao próximo.