A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 1, o Projeto de Lei n° 16/2023, que institui na Cidade a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de realizar ações de conscientização sobre a importância da Saúde Mental.
Tendo como autor o vereador Gustavo Siqueira (PSDB), a ideia é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. A Lei preconiza as seguintes ações:
I - Estimular a adesão de toda a sociedade para o compromisso de discutir sobre saúde mental;
II - Promover eventos, debates e iniciativas, convocando a sociedade a exercitar a cidadania em prol das questões relativas à saúde mental;
III - Incluir nos eventos, ações e atividades desenvolvidas ao longo do mês, informações e mensagens educativas com foco na saúde mental;
Em declaração de voto, a vereadora Inês Paz (PSOL) parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da Saúde Mental para a qualidade de vida dos mogianos. “É importante ter uma preocupação que a nossa cidade está com dificuldade de ter profissionais para fazer o atendimento psiquiátrico. Tivemos uma conversa com a médica que realiza o atendimento no CAPS infantil e ela ressaltou que é muito difícil encontrar profissionais da área de Saúde Mental, mas é preciso investir e ter um olhar atento para o atendimento e o acolhimento da nossa população de Mogi”, enfatizou Paz.