Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 98/2023, que apela à Prefeitura da cidade de Suzano para que ceda uma área localizada no Parque Santa Helena ao Teatro Contadores de Mentira. O documento foi assinado pela vereadora Inês Paz (PSOL).
O Teatro está solicitando a cessão da área e não mais a permissão de uso do terreno porque entender que a política adotada pela municipalidade gera constante instabilidade sobre a renovação e dificuldade nos acessos às parcerias para manutenção/ampliação do espaço. Vale lembrar que o Teatro Contadores de Mentira, além de um local de apresentações, é um centro de criação, pesquisa, formação e intercâmbio cultural. “Ele contribui para a inclusão social, a valorização da diversidade e o fortalecimento da identidade cultural de nossa comunidade”.
“O Teatro Contadores de Mentira é muito mais do que um simples espaço físico. Trata-se de uma instituição e coletivo independente que tem como missão fomentar a arte, a cidadania, filosofia e o pensamento. É uma ilha de reflexões culturais, políticas e sociais, entendendo o teatro como uma ferramenta de intervenção na sociedade, não somente para a cidade de Suzano, mas para toda região do Alto Tietê”, argumentou Paz, no documento apresentado ao Plenário.
A parlamentar ainda pontuou que o acato desta solicitação é fundamental para garantir a segurança e a continuidade desse oficio cultural reconhecido por instâncias como o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura. “A estabilidade e a segurança jurídica proporcionadas pela cessão do espaço permitirão que o Teatro continue a desempenhar seu papel vital na promoção da arte, na formação de público e no enriquecimento da vida cultural do Alto Tietê”.
Desde sua fundação de seu espaço físico em 2012, o espaço recebeu mais de 400 coletivos culturais, atendendo a mais de 30.000 pessoas. Além disso, atraiu artistas e grupos de diversos países, como Dinamarca, Colômbia, Peru, Equador, México, Portugal, Macedônia, índia, Moçambique e Grécia, que tiveram a oportunidade de apresentar e compartilhar suas criações por meio das ações promovidas no antigo Teatro Contadores de Mentira.