Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara institui a Semana Municipal da Psicologia no calendário oficial da cidade
12/07/2023 - 19:00:00

Nesta quarta-feira (12) o Legislativo aprovou o Projeto de Lei nº 64/2023 de autoria do vereador Johnross Jones (PODE), que cria a Semana Municipal da Psicologia e inclui no Calendário Oficial do Município.

A ser realizada no oitavo mês do ano, nela estará contida o Dia do Psicólogo comemorado nacionalmente em 27 de agosto.  O objetivo é reconhecer, homenagear e estimular os profissionais da área, bem como quebrar os estigmas que ainda permeiam na sociedade sobre a assistência e o acompanhamento psicológico.

“Não se trata de ter só mais uma data no nosso calendário muncipal, muito pelo contrário, é trazer para a luz uma realidade que precisa ser conhecida, é falar sobre problemas que silenciosamente destroem tantas vidas. A OMS considera que o suicídio é a terceira maior causa entre jovens brasileiros. Esse PL ajuda a salvar vidas e famílias com as ações que serão desenvolvidas durante a Semana da Psicologia”, argumentou o autor da propositura, vereador Johnross.

“De fato precisamos ter essa valorização. A psicologia sempre foi importante, mas o momento que estamos vivenciando demanda ainda mais a atuação destes profissionais. Como educadora é triste ver a necessidade da psicologia educacional aos alunos e à família dos alunos e não ter porque não se valoriza. Estamos na luta para a contratação de mais psicólogos para os equipamentos públicos não só no âmbito municipal, mas também estadual e federal, acrescentou a vereadora Inês Paz (PSOL).

“Depois da Covid-19 aumentou a procura por profissionais da psicologia. Ficamos 2 anos em casa, com muitas dúvidas sobre a pandemia e precisamos muito dos psicólogos para superarmos a pandemia. As pessoas hoje tem procurado cada vez mais a psicologia para melhorar sua qualidade de vida. Ao aprovarmos este PL antes do recesso, mostramos o quanto estamos aliados aos psicólogos e da promoção da saúde mental dos munícipes”, ressaltou o vereador Otto Rezende (PSD).

“É um projeto que não pode ficar só no papel, temos a obrigação levar à frente para honrar o trabalho destes voluntários e buscar oferecer as condições para que vocês possam realizar o projeto da melhor forma”, declarou o vereador Mauro Yokoyama (PL).

“Fico muito feliz de estar nesta Casa de Leis, votando este projeto que salva vidas. Precisamos divulgar, fazer campanhas, para que as pessoas que estão precisando encontrem o tratamento que precisa. Muitas vezes é mais difícil conseguir terapia do que atendimento médico, porque exige todo um acompanhamento”, complementou o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).

O vereador Zé Luiz (sem partido) parabenizou a iniciativa e destacou a importância da terapia para salvar não só vidas, mas também famílias e relacionamentos. “Muitas vezes incentivamos para que as pessoas procurem um profissional de psicologia para melhorar a qualidade de vida, que não é só fazer um desabafo ou uma necessidade de quem apresenta um distúrbio, mas de descobrir o que nos aflige de verdade”, disse.

“A saúde mental é muito importante na vida das pessoas. Eu perdi meu avô e segundo pai por um adoecimento mental, e muitas pessoas infelizmente recusam um tratamento por preconceito. Hoje apontamos para um trabalho de conscientização que vai salvar muitas vidas. É um projeto que deixará uma longa marca aqui em Mogi”, expressou o vereador Gustavo Siqueira (PSDB).

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583