Em sessão ordinária nesta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 97/2023, que apela ao Governo do Estado providências para sanar graves problemas com a falta de energia que vêm afetando 82 famílias da Vila Madalena, conhecida como Vila DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado ao governo estadual.
O DAEE cede moradia, água e luz para as pessoas do bairro, mas a área está enfrentando falhas frequentes no fornecimento de energia. A iniciativa do documento legislativo é do vereador Iduigues Martins (PT).
“Os moradores da Vila DAEE vêm enfrentando graves problemas com a falta de energia. Como a rede elétrica é muito antiga, o sistema cai constantemente, causando quedas de energia. Os residentes sofrem ainda porque perdem seus alimentos e até medicamentos por falta da refrigeração. Há alguns casos em que o armazenamento inadequado de remédios que precisam de baixas temperaturas obriga pacientes a parar com a continuidade do tratamento, correndo sérios riscos de agravamento da situação da saúde”, afirma o petista.
A Moção recorda ainda a situação da Escola Municipal Professor Cid Torquato, localizada no bairro, cujas aulas também tiveram de ser suspensas por falta de abastecimento elétrico. Na tribuna, o vereador Iduigues pediu ações da prefeitura no local. “Lá vivem mogianos e mogianas, crianças e cidadãos que votam em Mogi. Não custa absolutamente nada o prefeito Caio Cunha encampar aquela área para o município porque no local já existe serviço público municipal. Espero que o prefeito se sensibilize com as oitenta e uma famílias que lá vivem”, pontuou.
O documento legislativo será encaminhado ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (REP), à superintendente do DAEE, Mara Regina Samensatto Ramos, ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), André do Prado (PL), e ao prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE).