Em sessão ordinária nesta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n° 14/2023, que autoriza a outorga de título de “Cidadã Mogiana” à educadora Vera Lúcia da Costa Antunes. A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Policial Maurino (Pode), Marcos Furlan (Pode) — presidente do Legislativo —, professor Eduardo Ota (Pode) e Johnross (Pode).
O objetivo do tributo à Vera Lúcia é prestar reconhecimento à atuação dela na Educação de Mogi das Cruzes.
Nascida na cidade de São Paulo no dia 17 de junho de 1948, a profissional é um destaque na área acadêmica e intelectual brasileira. De origem Portuguesa e filha de comerciante, Vera ingressou na Universidade de São Paulo, cursou a Faculdade de Ciências Sociais e a Faculdade de Geografia, especializada em Geografia Urbana.
No início de 1970, ela foi convidada pelo renomado João Carlos Genio, diretor do curso do Colégio Objetivo, a para a escrever livros de Geografia do Ensino Médio, tornando-se referência na Educação Brasileira. Vera Lúcia teve importante papel na criação de conteúdo didático para Mogi das Cruzes.