Em sessão ordinária nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 92/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à Prefeitura da Cidade pela obtenção do certificado internacional “What Works Cities”.
O tributo do legislativo mogiano é de autoria dos vereadores Johnross (PODE), Zé Luiz (Sem partido) e Gustavo Siqueira (PSDB).
O selo de qualidade foi lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies, entidade que reconhece e celebra os governos locais pelo uso excepcional de dados para embasar decisões políticas. Mogi das Cruzes é uma das cinco primeiras cidades latino-americanas a obter a aprovação “What Works Cities”.
Entre as ações que levaram o Município a receber essa chancela estão programas como os seguintes:
- Participa Mogi;
- Viva Jundiapeba;
- Mogi Cidade da Criança;
- Detetives do Nosso Bairro;
- Quitanda Social;
- GeoMogi, entre tantas outras.
Johnross disse que a eficiência técnica viabiliza projetos capazes de ultrapassar seus governos de origem. “Mogi está entre 62 cidades do planeta Terra a contar com esse selo. Também é, ao lado de Fortaleza, um dos dois únicos municípios brasileiros a receber o carimbo. Isso traz solução para um dos problemas mais sérios do Brasil: falta de organização das nossas instituições. Quando as políticas públicas são mais organizadas, surgem processos que sobrevivem mesmo depois do fim de um mandato. Não importa qual governo ou partido político estará no comando”.
O vereador Zé Luiz também parabenizou o Município, embora tenha dito que não abandonará o olhar crítico à atual gestão. “Sempre destaquei a necessidade de fazer política com base em análise de dados e em evidências. Esse reconhecimento é muito importante. Quando é preciso fazer crítica, eu faço. Mas boas práticas devem ser exaltadas”.
Gustavo Siqueira, coautor da propositura, também falou. “É um prêmio respeitado no mundo inteiro. O selo menciona o atendimento a crianças, a redução da desigualdade e a revitalização de bairros periféricos. Parabenizo todos os funcionários públicos envolvidos na conquista desse prêmio”.
A obtenção do selo trará a Cidade acesso a oportunidades de aprendizagem com parceiros especializados, banco de recursos, treinamentos, entre outros benefícios.
A homenagem será dirigida ao prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), à vice-prefeita, Priscila Yamagami, ao secretário Municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, ao secretário-adjunto da mesma pasta, Marcos Torres, e ao coordenador de Análise e Gestão de Dados, Thiago Florencio.