A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou na noite desta terça-feira, 20, o prêmio “Medalha de Destaque Esportivo 2023” a fim de reconhecer a performance de atletas, equipes e entidades que estiveram em evidência em 2022.
Instituída pelo Decreto Legislativo nº 114/2021, por iniciativa do vereador e presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), a solenidade contou com ele próprio no comando da mesa diretiva e com o vereador Bi Gêmeos (PSD) na primeira secretaria.
Também compuseram a mesa diretiva o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, o capitão PM Marcos Santos, comandante da 1ª Companhia do 17° Batalhão da Polícia Militar, André Belarmino, primeiro-tenente da Polícia Militar Rodoviária, e o coordenador do Paradesporto de Mogi das Cruzes, Johnny Fernandes da Silveira.
Também participaram da solenidade os parlamentares da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara: o vereador professor Eduardo Ota (PODE), presidente do colegiado, e os membros Mauro Yokoyama (PL), Osvaldo Silva (REP) e Edinho (MDB), além de Bi Gêmeos.
Mais um a marcar presença foi o também vereador Vitor Emori (PL).
O vereador Eduardo Ota, como líder da Comissão de Cultura e Esporte, disse que Mogi se destaca na área esportiva. “O esporte da nossa Cidade brilha. O prefeito tem cumprido a promessa de valorizar o esporte. Hoje temos modalidades como o badminton, que hoje está descentralizado. Esse esporte fez muito sucesso em Jundiapeba, onde antes só reinava o futebol. Somos muito ricos em talentos, e a Comissão está lutando para que haja investimento em todas as modalidades. Afinal, o esporte melhora a Educação, a Segurança e a Saúde”.
Fábio Souza da Silva, vencedor na categoria “Paratleta Individual” e praticante de tênis de mesa, recordou os desafios enfrentados pelos esportistas no Brasil. “É uma luta muito grande para os atletas se destacarem, ainda mais com deficiência. Por tudo isso, é uma honra representar meu bairro, Jundiapeba, a minha cidade, Mogi, e o meu país. Agradeço a toda minha família. Que Deus abençoe a todos”.
Talita Dornelas Nepomuceno, jogadora de bocha e também homenageada na categoria “Paratleta Individual”, evidenciou a gratidão pela conquista. “Agradeço muito esta homenagem. É um prazer representar a cidade de Mogi. Agradeço ainda aos professores”.
Kenni Ricardo de Carvalho, da escolinha de futebol do clube Vila Santista, vencedor da categoria “Técnico, Treinador ou Professor de Educação Física”, também usou a palavra durante a solenidade.
“É importante uma iniciativa como a de hoje para incentivar o pessoal do esporte. Agradeço e aproveito para parabenizar os demais homenageados”.
Mauro Yokoyama também se manifestou. “Este é o terceiro ano que participo da Comissão de Esporte. É um orgulho poder contar com atletas e professores tão dedicados”.
“É uma noite muito especial. É uma sessão solene extremamente importante, já que reconhece o trabalho de nossos atletas, que são exemplos de superação, já que chegam longe mesmo com poucos recursos”, comentou o vereador Osvaldo Silva.
Em seguida, também discursou o vereador Edinho. “Estou emocionado. Aqui estão várias histórias maravilhosas. Muitas vezes, somente o esporte consegue atrair a atenção das crianças nas periferias. Por isso, digo que quem está no esporte nunca perde. O esporte é uma ferramenta de transformação”.
Bi Gêmeos disse que a cerimônia foi a noite dos campeões. “No meu gabinete, a gente falava do dia de hoje como ‘A noite dos campeões’. E é isso mesmo. São homenageados com muitas lembranças positivas e inspiradoras”.
André Belarmino, primeiro-tenente e comandante da Polícia Militar Rodoviária no Alto Tietê, também deixou sua mensagem. “É uma honra reconhecer esses atletas, que são exemplos de motivação para todos nós”.
O coordenador do Paradesporto de Mogi das Cruzes, Johnny Fernandes da Silveira, disse que Mogi conta com ‘acessibilidade atitudinal’. “Parabéns ao Furlan, que criou esse prêmio tão bonito. Mogi está se tornando acessível para pessoas que acreditam no esporte. A Câmara está adaptando sua acessibilidade física, mas hoje todos se mobilizaram para ajudar o Fabinho [cadeirante]. Por isso, gosto de dizer que Mogi tem a acessibilidade no coração, que gosto de chamar de acessibilidade atitudinal”.
O secretário Municipal de Esportes, Gustavo Nogueira, elogiou o paradesporto mogiano. “É uma grande responsabilidade promover o esporte. Mas quando vejo os homenageados, as pessoas se destacando, como os atletas do badminton, sinto que estou no caminho certo. O paradesporto de Mogi vai muito bem, e estamos investindo. O esporte no Brasil é muito pouco reconhecido. O dinheiro é pouco, mas estamos tentando ajudar todo mundo, até onde a Secretaria pode ir. Parabéns a todos!”.
Por fim, Marcos Furlan, presidente do Legislativo, encerrou a cerimônia. “Foi uma sessão emocionante e valiosa. A intenção é exaltar os homenageados, reconhecendo o esforço de cada um. É um prêmio muito representativo, que reúne várias modalidades: boxe, futebol de 7, esporte amador, badminton. Ver a alegria dos atletas é algo incrível. Além disso, falar de esporte é falar de políticas públicas. É lembrar que o esporte precisa de mais visibilidade pelo seu potencial social e educativo”.
A premiação da cerimônia foi dividida em oito categorias, que neste ano consagraram os seguintes vencedores:
- atleta individual: Pablo Henrique Costa de Brito — boxe — e Gabriel Marangoni — jiu-jitsu;
- paratleta individual: Fábio Souza da Silva — tênis de mesa — e Talita Dornelas Nepomuceno — bocha;
- equipe esportiva de esporte amador: Associação Itapety de Badminton;
- equipe paradesportiva: Mogi Futebol de 7 — atletas com paralisia cerebral;
- técnico, treinador ou professor de educação física: Kenni Ricardo de Carvalho, da escolinha de futebol do clube Vila Santista;
- entidades desportivas recreativas ou associações civis: equipe de futebol “Bomtive”, representada por Jacob Azevedo Senhorinho;
- atleta ou paratleta veterano: Ricardo Pedroso — Goalball;
- atleta militar: Roberto Nobuyuki Kidani — natação master.