Com investimento de R$ 414,3 mil, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participaram na tarde desta quinta-feira, 15, da reinauguração da Vila Dignidade, em Braz Cubas, condomínio de 22 residências para idosos em proteção especial (moradia assistida). O conjunto de casas, cuja obra foi entregue em 2015, passou por revitalização.
Estiveram no evento os vereadores Osvaldo Silva (REP), Eduardo Ota (PODE), Johnross (PODE), Carlos Lucarefski (PV), Gustavo Siqueira (PSDB), Edinho (MDB) e Zé Luiz (PSDB). A data para a entrega das reformas foi o “15 de junho”, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
O objetivo da obra foi recuperar o desgaste da estrutura, que sofreu ação do clima e desgaste pelo uso e pela passagem do tempo. Assim, foram reformadas as 22 habitações e os espaços comuns: jardim, horta e salão de festas.
O complexo da Vila Dignidade recebeu as seguintes intervenções:
- Troca de pisos e revestimentos;
- Pintura interna e externa;
- Reparos nos sistemas hidráulicos e elétricos;
- Instalação de novas peças de acessibilidade e equipamentos de segurança;
- Troca de iluminação (lâmpadas LED);
- Jardinagem e paisagismo.
Maria Angélica do Nascimento, 64 anos, moradora do local, foi a primeira a falar. “Vim de um asilo. Perdi meu esposo e meu filho. Fiquei sozinha e tive Covid grave. Passei cinco meses internada. A Prefeitura de Mogi me acolheu de uma maneira muito calorosa. Esse é um projeto maravilhoso. A gente envelhece, mas precisa continuar vivendo. Queremos continuar trabalhando e queremos ter o nosso cantinho”.
O vereador Osvaldo Silva (REP), presidente da Comissão de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, discursou em nome do Legislativo. “É uma honra participar dessa conquista. Contra fatos não há argumentos. Acabamos de ouvir a voz da dona Angélica. É uma satisfação verificar que a Prefeitura está dando o olhar especial que os idosos precisam e merecem. Eram necessários orçamento e vontade política para recuperar a estrutura. Mas conseguimos e estamos entregando neste dia especial, no qual paramos para refletir sobre a importância em se combater a violência contra os idosos”.
Celeste Xavier Gomes, secretária Municipal de Assistência Social, disse que a manutenção do local era um grande desafio. “Este espaço foi inaugurado em 2015 para a população idosa na nossa Cidade. Mas era preciso superar o desafio de fazer a manutenção. Isso porque, com o tempo, os imóveis foram se desgastando. Sem uma reforma, havia bastante coisa danificada. Fizemos intervenções de iluminação, pintura, revitalização etc.”, disse.
Por fim, o prefeito Caio Cunha (PODE) comentou sobre o investimento. “Desde a pandemia, a vulnerabilidade social aumentou em 30% no nosso Município. Nesse contexto, optamos em valorizar as pessoas, e não somente as obras de concreto. Esse equipamento foi construído em 2015 para abrigar os idosos em vulnerabilidade. No entanto, a estrutura física sofreu ação do clima e do tempo. Então, a reforma era urgente, e fiquei feliz em poder entregá-la”.
Na ocasião, o prefeito disse que ampliará, em breve, os serviços prestados a idosos no Pró-Hiper, localizado no Mogilar. “Vamos expandir o atendimento do Pró-Hiper, para o qual existe hoje uma fila de mil idosos esperando para participar. Apresentaremos esse novo programa a partir do próximo mês. Estamos descentralizando as aulas de lá. Assim, idosos de Biritiba Ussú e de Jundiapeba, por exemplo, não precisarão mais ser atendidos longe de casa. O professor irá até eles”.