A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (06), aprovou o Projeto de Lei n° 170/2022, de autoria do vereador Clodoaldo de Moraes (PL). A iniciativa visa inserir no Calendário Turístico das Festividades do Município o “Dia do Clube dos Desbravadores” e o “Dia do Clube dos Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia”. A proposta também cria a Placa Mérito Social ao Desbravador e Aventureiro.
O Clube dos Desbravadores foi fundado em 1919 por Artur Spalding, chegando ao Brasil em 1959, com o objetivo de ajudar meninos e meninas a se tornarem bons cristãos, por meio de diversas atividades e ações. A organização hoje está presente em mais de 130 países, com mais de 40 mil clubes espalhados por todo o mundo.
Em Mogi das Cruzes, o Clube dos Desbravadores atende meninos e meninas entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais e religiões. São realizadas reuniões semanais para desenvolver os talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
O Clube de Aventureiros também é um programa para crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia, semelhante ao Escotismo, criado em 1972. Inspirado no seu "irmão mais velho", o Clube de Desbravadores, é um programa focado na educação de crianças de 6 a 9 anos.