A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 31, o Projeto de Lei n° 58/2023, que institui na Cidade a conscientização sobre a “Semana da Mãe+ Atípica”.
De autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), a propositura visa fomentar políticas públicas e ações sociais que promovam a reflexão sobre a maternidade em situações complexas, como no caso das mães de portadores de deficiências.
O PL atende à reivindicação do Instituto Resiliência Azul, que reúne mães, pais e cuidadores de portadores de deficiência.
“Descrever o cotidiano de uma mãe ou cuidadora de pessoas com deficiência é muito diferente de somente demonstrar piedade ou admiração”, argumenta a parlamentar no texto de justificativa do Projeto.
A “Semana de Conscientização da Mãe+Atípica” acontecerá anualmente na terceira semana do mês de setembro, quando deverão acontecer ações que visem a promoção e a valorização das mães nessa situação, como palestras, seminários, encontros, debates e rodas de conversas.
Fernanda Moreno também falou sobre a necessidade da aprovação do Projeto, enaltecendo a luta das mães atípicas. “São mães que dedicam cem por cento de seu tempo na educação de seus filhos, com medo enorme do que vem pela frente. Elas precisam que a sociedade as ouça, pois não temos políticas públicas para elas”, ressaltou a parlamentar.
“A gente sabe as dificuldades que nós mulheres temos, então é fundamental dar publicidade à luta das mães atípicas para que se tenha cada vez mais políticas públicas”, complementou a vereadora Inês Paz (PSOL).