Na noite desta sexta-feira, 12, representando a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o vereador Johnross (PODE) participou da instalação do Subimpério da Festa do Divino 2023 no hall de entrada da Prefeitura.
“Que alegria ver a retomada dessa grandiosa festa na sua plenitude. É um complemento o caminho da fé e o caminho da ação, que na festa é transformada num grande movimento numa quermesse que envolve tantas pessoas que movimenta a nossa cidade que gera união fraternidade unidade”, acrescentou o vereador Johnross.
A secretária de Cultura do município, Claudinéli Moreira Ramos, destacou que além de ser um festejo tradicional que está diretamente ligado à cultura e à história da cidade, é uma das maiores do Brasil. “É muito importante mostrar a união de Mogi com toda sua diversidade, com todas as suas diferenças, com todo o patrimônio histórico, artístico e religioso e que este ano volta a ter a quermesse, mostrando como a Cultura, a arte e a fé são vetores de desenvolvimento social e econômico”, disse.
“Queremos que a festa cresça, esse é o nosso trabalho. Depois desse período em que tivemos muitas perdas, sentimos muito, vamos celebrar a presença do Divino Espírito Santo em nossas vidas”, ressaltou o festeiro Josmar Cassola.
“Mogi é uma cidade que acolhe a cada ano e que os devotos abrem as portas das suas casas, das famílias para que o divino possa fazer sua morada. Nesse tempo de tantos subimpérios estão sendo instalados a gente sente o Divino abrindo suas asas e pairando sobre a nossa cidade e os municípios do Alto Tietê”, afirmou o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini que abençoou o subimpério.
A vice-prefeita Priscila Yamagami também falou sobre o simbolismo da retomada dos festejos após a pandemia. “Que possamos refletir sobre as perdas e honrar aqueles que não estão aqui mais, especialmente, com as palavras de união e de fé nas famílias”, afirmou.
“A gente graças a Deus conseguiu superar muito da Saúde, a economia da cidade tem se desenvolvido, temos batido recorde de emprego e estava faltando alguma coisa que era a Festa do Divino Espírito Santo. Uma festa apaixonante que é também um memorial que lembra que Mogi das Cruzes declara aos quatro cantos que o Espírito Santo é bem vindo”, concluiu o prefeito Caio Cunha (PODE)
Em 2023, a Festa do Divino completará 410 anos e retomará a tradicional quermesse, suspensa há três anos por causa da pandemia da Covid-19.
Faz parte do legado dessa celebração secular a instalação de Subimpérios em homenagem ao Espírito Santo em pontos diversos do Município. Em cada local, é instalado um altar temático, sempre decorado na cor vermelha e ornamentado com a imagem da pomba branca, que simboliza o milagre do Espírito Santo para os católicos.
Com o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias”, a 410ª edição da Festa do Divino acontecerá entre os dias 18 e 28 de maio no CIP (Centro de Integração Profissional) Deputado Maurício Najar, no Mogilar, onde também funciona o Pró-Hiper.
Cerca de 400 mil pessoas estão sendo esperadas para a Festa do Divino 2023, que terá como atrações atividades religiosas, mais de 144 variedades gastronômicas incluindo os tradicionais tortinho, churrasco e afogado, além das atrações culturais.