Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Resolução n° 9/2023, que cria a CEV (Comissão Especial de Vereadores) dos Furtos em Cemitérios, com a finalidade de realizar estudos e desenvolver ações para coibir a receptação de materiais metálicos dos túmulos.
De autoria do vereador Policial Maurino (PODE), o colegiado de parlamentares terá cinco membros e prazo de funcionamento de 180 dias. “Os jazigos do cemitério São Salvador têm sofrido sucessivos furtos de materiais metálicos, tais como portões, placas e imagens, conforme relatado pelos possuidores de sepulturas e divulgado pela Imprensa de nossa Cidade. Os materiais furtados devem, possivelmente, estar sendo comercializados em Mogi, o que configura receptação, uma modalidade delituosa. Entendemos que é necessário reprimir tal prática”, afirma o vereador e autor do PL de Resolução n° 9/2023.
No caso do Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, os furtos acontecem mesmo diante da proximidade com o 1° Distrito Policial (DP) da Polícia Civil, situado quase em frente. “Esse Projeto visa trazer resposta às pessoas que têm seus entes queridos sepultados ali. Quando deliberamos esse projeto concordamos que vamos trabalhar em parceria com outros vereadores para trazer uma solução”, ressaltou Maurino.