A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 9, o Projeto de Lei n° 128/2022, que institui na Cidade a campanha “Setembro Dourado”, com o objetivo de realizar ações preventivas de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
Tendo como autor o vereador Juliano Botelho (PSB), a ideia é ajudar no diagnóstico precoce, o que pode salvar centenas de vidas mogianas. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a enfermidade é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre um e 19 anos.
“O diagnóstico rápido, muitas vezes, eleva as chances de cura do paciente. Para isso, precisamos levar informação aos mogianos sobre os principais sintomas dos tipos mais comuns da doença nessa faixa etária”, afirma Botelho em sua defesa da propositura.
A aprovação se deu com uma emenda supressiva da Comissão de Constituição e Justiça, que recomendou a retirada do Artigo 4º do projeto original. Isso porque este trecho estaria avançando nas atribuições exclusivas do Poder Executivo.