A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 9, o Projeto de Decreto Legislativo n° 7/2023, que concede título honorífico de Cidadão Mogiano ao empresário e advogado Francisco Guilhermino da Silva Júnior. De autoria do vereador Carlos Lucarefski (PV), o tributo tem como objetivo reconhecer o trabalho social que Silva Júnior vem desenvolvendo na Cidade por meio da instituição sem fins lucrativos “Centro Espírita Sementeira do Bem”.
Nascido na Capital paulista, a história do empresário com Mogi das Cruzes tem início em 1991, quando ele ingressou na Universidade Braz Cubas (UBC) para cursar “Ciências Jurídicas/Direito”.
Apenas um ano após a sua chegada ao Município, Silva Júnior já realizava um importante trabalho social. Assim, com ajuda da UBC, ele doou apoio técnico e equipamentos de manufatura em couro para a ONG Tradef (Trabalho de Apoio ao Deficiente).
A partir de 2004, o homenageado passou a integrar outra relevante atividade beneficente, a “Quarta sem fome”. Esse projeto reunia um grupo de empresários de Mogi das Cruzes que distribuía kits de alimentos com lanches e refrigerantes aos moradores de rua da Cidade.
A doação também beneficiava pacientes e familiares que aguardavam atendimento no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, e na Santa Casa de Misericórdia de Mogi, no Centro.
Atualmente, por meio do “Centro Espírita Sementeira do Bem”, na Vila Industrial, ele presta serviços voluntários à instituição Casa da Sopa. Ali, Silva Júnior ajuda tanto nas operações como nas necessidades jurídicas da entidade.
“A vida pessoal e profissional do homenageado é pautada pela competência e pelo jeito simples de ser. Além disso, ele sempre se preocupa com as questões humanitárias por todos os lugares por onde passa”, argumenta Lucarefski.