A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene na noite desta sexta-feira (28), para a outorga da “Medalha Tiradentes” a policiais civis e militares e guarda municipal, cujos serviços foram destaque em 2018. A homenagem, realizada anualmente, é uma forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais que atuam na segurança pública da Cidade.
Os condecorados, indicados por suas respectivas corporações, foram: o assistente da Seccional, dr. Evaldo José de Mello, delegado da Polícia Civil; o 1° Tenente PM Fábio Torres Viana, do 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; a 1ª Tenente PM Juliana Teixeira de Freitas Miyatake, do 17° Grupamento de Bombeiros; o 1° Sargento PM Rodoviário, Carlos Alexandre Ferraz Pinto, do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; o 2° Sargento PM Bruno Tassini Júnior, do 2° Pelotão de Polícia Militar Ambiental e o GCM Leonardo Ramires de Melo, da Guarda Civil Municipal.
O vereador Maurino (Pode), que discursou em nome da Câmara, destacou o merecimento dos profissionais homenageados. “Para nós, é motivo de grande alegria entregar essa medalha e esses nobres profissionais. Esta Casa de Leis quando instituiu essa homenagem pensou na valorização desses profissionais que lutam diariamente em prol da segurança de nossa cidade. E hoje, mais do que nunca, as forças de segurança estão sendo cobradas”, afirmou.
O vereador Mauro Assis Margarido (PSDB) também fez questão de exaltar o trabalho dos homenageados. “Vocês representam todas as nossas forças de segurança, aquele que sai de manhã para trabalhar e não sabe se voltará para casa, mas pensando sempre em defender a população. Então essa homenagem é o mínimo que esta Casa pode fazer”, complementou.
Representando o prefeito Caio Cunha (Pode), o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, enalteceu a homenagem prestada pelo Legislativo e falou sobre a importância das forças de segurança na sociedade. “Muitas vezes os policiais não são reconhecidos pelo seu trabalho, então a Medalha Tiradentes representa esse reconhecimento, sendo uma das maiores honrarias do Estado a esses policiais que arriscam suas próprias vidas para defender as pessoas”, ressaltou.
Ao final da solenidade, os homenageados puderam usar a tribuna para falar com o público sobre a homenagem. “É uma noite muito especial para nós, porque temos o compromisso com os cidadãos e sempre estamos tentando combater os crimes e trazer uma maior sensação de segurança na cidade”, ressaltou 1° Tenente PM Fábio Torres Viana.
“Receber essa homenagem nesta noite é um momento único e de extrema felicidade. É uma honra representar o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Se estou aqui hoje é porque represento cada homem e mulher que sai de sua casa em defesa da população”, complementou a 1ª Tenente PM Juliana Teixeira de Freitas Miyatake, do 17° Grupamento de Bombeiros.
A Medalha Tiradentes foi criada em 2005. Tiradentes é o patrono cívico do país e, portanto, patrono das polícias civis e militar do Brasil.
Também estiveram presentes na sessão o ex-vereador Expedito Ubiratan Tobias, que é assessor e representou o deputado Marcos Damásio (PL); o delegado de polícia seccional de Mogi das Cruzes, dr. Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga; o capitão PM do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes, Erick Christian Anjo, que representou o coronel PM, Rodrigo Quintino; o comandante do 1º subgrupamento do 17º Grupamento de Bombeiros, capitão Lucas Miatello; o comandante da primeira CIA da Polícia Rodoviária, capitão Rodrigo Henrique Lopes; o comandante do 2º Pelotão da 5ª Companhia do Policiamento Ambiental, 1º tenente Edson Alves de Lima; e o fotógrafo técnico científico Ediel Braz Soares, que representou a Polícia Científica de Mogi das Cruzes.