Na manhã desta sexta-feira (28), o Legislativo mogiano participou do lançamento de um aplicativo de emergência para as escolas da rede municipal de educação. O evento ocorreu na Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança, na Sede da Prefeitura, e contou com a presença do presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Furlan (PODE), do presidente da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública, Policial Maurino (PODE), Maurinho do Despachante (PSDB), Edson Santos (PSD), Osvaldo Silva(REP), Carlos Lucareski (PV), Mauro Yokoyama (PL) e da vereadora Malu Fernandes (SD).
Também estiveram no evento o refeito Caio Cunha (PODE), a co-prefeita Priscila Yamagami, o secretário de Segurança Toriel Sardinha, a secretária de Educação Patrícia Helen, o secrertário de Planejamento e Gestão Estratégica Lucas Porto, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar coronel PM Manoel Ferreira Neto e o delegado seccional Mucio Mattos de Alvarenga.
“Diante dos casos de violência nas escolas em outras cidades do Brasil, o prefeito e eu tivemos o cuidado de não só criar um protocolo teórico, mas medidas efetivas e práticas para que fossem aplicadas de forma eficiente e hoje estamos apresentando mais uma ferramenta para reforçar a segurança. Esse aplicativo vai facilitar e acelerar o atendimento das ocorrências dando prioridade aos atendimentos das escolas”, explanou o secretário Toriel Sardinha.
De acordo com Toriel em cada unidade escolar haverá um profissional que será o ponto focal, com acesso ao aplicativo e responsável por fazer a comunicação de quaisquer sinistros à Central de Monitoramento. Na chamada será especificada se a ocorrência é para a polícia, para o SAMU ou para os Bombeiros, automaticamente um chat é aberto onde o profissional da Educação poderá dar mais detalhes ao Guarda Municipal que está na Central e este procederá os chamados mantendo sempre o contato com a escola, acalmando e orientando as ações até a chegada das equipes.
“Com o acionamento do aplicativo e a geração da ocorrência não importa se a escola é estadual ou municipal, o atendimento será feito pelo posicionamento geográfico das guarnições, se for uma equipe da PM que estiver mais próxima do local essa integração irá ocorrer para dar celeridade ao atendimento”, apontou o cel. PM Ferreira.
“Graças a Deus que hoje se enxerga a segurança pública como uma área técnica, um homem, uma viatura na rua é importante, mas não exaure todos os problemas de segurança pública. Um sistema como esse é muito válido porque otimiza o efetivo e já disponibiliza as imagens com evidências que vão facilitar o trabalho investigativo e se for o caso, lá na frente, a condenação”, completou o delegado seccional Múcio Mattos.
“Isso é espetacular para nossa cidade, nós hoje andando em algumas escolas ainda percebemos certa insegurança de alguns diretores. Esse aplicativo nem é uma ferramenta que aumenta a sensação de segurança, ele já é um status de segurança para as escolas. Usando a tecnologia a nosso favor, vamos manter Mogi das Cruzes fora dessa onda de violência”, declarou o vereador Policial Maurino.
Em sua fala o prefeito enfatizou que embora, pela coincidência das entregas, esse tipo de investimento pareça reativo, eles já estavam planejados e vinham sendo preparados desde o ano passado pela Secretaria de Segurança para ofertar a população mogiana. “Tanto a instalação dos totens, o monitoramento da cidade e outras tecnologias, ou seja, o uso da inteligência aplicada à Segurança Pública já estava nos planos da nossa gestão. Optamos por agir com responsabilidade e razão para não alardear ainda mais a comunidade escolar já fragilizada, utilizando a análise dos dados para dar suporte às decisões”, concluiu o prefeito Caio Cunha.