Doze alunos da Escola Estadual Professora Sylvia Mafra Machado, na Vila Cléo, visitaram as instalações da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na manhã desta sexta-feira, 28.
O objetivo é estimular a familiaridade dos estudantes com o Parlamento mogiano e explicar como ele influencia na rotina da Cidade.
“Por ser de ensino integral, a nossa escola trabalha com muitos projetos extracurriculares. Temos um projeto semestral e decidimos abordar o tema política. Até porque no ano que vem teremos eleições municipais. Os alunos pesquisaram sobre as atribuições do Executivo e do Legislativo”, esclareceu o professor Gustavo Almeida Ruiz.
Ruiz disse ainda que esse tipo de passeio ajuda na formação dos jovens como futuros eleitores. “A maioria desses estudantes já tem 16 anos, isto é, já pode votar. Outros já estão perto de completarem 18 anos, ou seja, o voto para eles passará a ser obrigatório. Então é importante entender como se dão as disputas de poder. Queremos estimular o protagonismo juvenil. Quanto mais cedo eles entenderem a política, mais atuantes eles serão, inclusive fora dos espaços institucionais, nos movimentos sociais, por exemplo. A política institucional é só um primeiro passo”, opina o educador.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), aproveitou a oportunidade para convidar os alunos da Vila Cléo para a edição deste ano do Parlamento Estudantil.
“É muito importante a Câmara se aproximar dos jovens. Tenho procurado manter sempre as portas abertas, não apenas para a juventude, mas para todos os cidadãos. Aproveitei a oportunidade para convidá-los a participar do Parlamento Estudantil, sendo que, em breve, vamos iniciar a divulgação da edição de 2023. Isso é fundamental para o jovem entender o trabalho do vereador. A melhor forma de avançarmos na política é darmos mais espaço para a população”.
Emanuelle de Oliveira, 16, falou sobre sua experiência. “Quis vir para saber se eu me interessava. Estou naquela fase de decidir o que fazer da vida. Mas são muitas opções e começa aquela pressão. Resolvi vir para sentir se me encaixo neste local. Quando vi a Câmara por fora, não imaginei que seria tão grande. Fiquei encantada com esta sala, que é linda, linda, linda [disse em referência ao Plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda]”.
Os estudantes conheceram o Plenário, a TV Câmara, o Edifício 1° de Setembro e o Prédio Anexo do Legislativo, no qual funcionam a TV Câmara, o auditório Vereador Tufi Elias Andery e a administração legislativa.