Durante a sessão ordinária desta terça-feira,25, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou três Projetos de Lei que denominam vias públicas da Cidade: o PL nº 164/2022 de autoria do vereador Edinho (MDB), o PL nº 184/2022 do vereador Carlos Lucarefski (PV) e o PL nº 44/2023 do vereador Juliano Botelho (PSB).
A proposta de Edinho modificou o nome da Rua Quatro, no bairro Jardim Cambuci, em Braz Cubas, para Takeshi Yamamoto. A intenção é homenagear o imigrante japonês que fixou residência em Mogi das Cruzes, onde, junto a sua esposa Toshiko, criou os quatro filhos e se destacou na atuação como eletricista predial junto ao grupo Shibata.
Outra mudança ocorrerá a pedido do vereador Lucarefski na atual Rua Papagaio, situada na Vila Nova Cintra, em Braz Cubas, que passa a ser denominada de Rua Joaquim Catarino. A iniciativa é uma homenagem ao profissional eletricista que superou um terrível acidente de trabalho e seguiu atuando na Spal Indústria Brasileira, onde cumpriu 25 anos de efetivo exercício.
“Agradeço à presença da família do saudoso Joaquim Catarino na tarde desta terça-feira aqui na Câmara. Catarino foi o primeiro morador da Rua Papagaio. Além disso, ele era religioso, muito trabalhador e ajudou a formar a Associação Amigos da Vila Joia. É uma justa homenagem para ele, que sempre lutou por melhorias para o bairro”, disse Lucarefski.
Já a proposta de Juliano Botelho modifica a atual Rua Nove, no bairro Loteamento Residencial Paradise I, também em Braz Cubas. Com a aprovação desta tarde, a via passará a ser chamada de Márcia Maria Paulino Gomes. A intenção é reconhecer o trabalho que a cidadã e assistente social dedicou a Mogi das Cruzes por meio de suporte junto aos excluídos e apoio às instituições filantrópicas do Município.