A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 19, o Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2023, que dispõe sobre a realização de sessão solene para comemoração oficial do centenário de nascimento do ex-prefeito Waldemar Costa Filho.
Se ainda estivesse vivo, Costa Filho completaria 100 anos no dia 3 de junho de 2023. De autoria do vereador Zé Luiz (PSDB), a homenagem tem como objetivo relembrar os benefícios que o político promoveu para a Cidade nos 18 anos em que comandou o Poder Executivo mogiano. (1969/1977/1988/1997).
Entre o legado deixado por Costa Filho, o parlamentar tucano destaca as seguintes obras e realizações:
- Construção da Rodovia Mogi-Dutra;
- Construção da Rodovia Mogi-Bertioga;
- Projeto e parte das obras do Anel Viário que circunda a Cidade;
- Construção dos Conjuntos Habitacionais da Vila da Prata, Santo Ângelo, São Sebastião, Residencial Vereador Jeferson da Silva e Residencial José Bezerra de Melo, em Jundiapeba;
- Construção de 80 escolas municipais e reforma de 95% das escolas estaduais;
- Construção da maioria dos prédios públicos: Prefeitura, Câmara, Corpo de Bombeiros, Junta de Conciliação e Julgamento, Velório Municipal, Instituto Médico Legal, Tiro de Guerra, Mercado do Produtor, Instituto de Criminalística, além de Postos Policiais e Sub-Delegacias, tendo também reformado e ampliado o Fórum;
- Doação de áreas municipais para construção dos prédios do INSS e Casa da Agricultura;
- Construção de 10 Centros Esportivos;
- Pavimentação de 565 quilômetros de vias públicas;
- Implantação de 332 quilômetros de rede de esgoto para 85% da população e 473,2 quilômetros de rede de água, atendendo 97,5% de seus munícipes;
- Valorização do funcionalismo público, pagando um dos maiores salários do país, principalmente no que diz respeito ao professor da rede municipal de ensino, sem ultrapassar 34% da arrecadação e sem terceirizar serviços;
- Durante seu último mandato, complementava os salários dos servidores o Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, como forma de garantir atendimento melhor do setor de saúde, assim como dos policiais militares na área segurança pública;
- Subvenção a entidades assistenciais do Município.
Waldemar Costa Filho faleceu aos 77 anos, na cidade de São Paulo, no dia 26 de abril de 2001. Casado com Dona Emília Caran Costa, ele teve três filhos: Valdemar, Leila e Samira (in memoriam).
“Este Projeto de Decreto Legislativo visa reconhecer que a vida de Waldemar Costa Filho, neste 100° ano de seu nascimento, foi um presente para todo município, que possui um antes e depois de sua atuação na gestão pública municipal. Queremos dar o devido reconhecimento a esse administrador, pela extensa e decisiva contribuição prestada ao longo de toda sua vida”, defende Zé Luiz.
Mauro de Assis Margarido (PSDB) elogiou a homenagem. “Mogi só é a Cidade que é hoje por causa do seu Waldemar. Ele construiu Mogi na unha, em um tempo que não tinha nada virtual. Vários políticos da nossa Cidade concordam que ele é um dos grandes nomes que ajudaram a montar a história do nosso Município”.
Clodoaldo de Moraes (PL) também se manifestou. “Quando eu era sindicalista nos anos 90, conheci o prefeito Costa Filho. Ele era curto e grosso, mas pontual e cumpridor de suas palavras”.
Edson Santos (PSD) foi mais um a recordar Costa Filho. “Quando foi colocada água no Botujuru, nós levamos um ônibus de pessoas do bairro até a Prefeitura. Ele assumiu o compromisso de fazer a obra, inclusive dando uma data para iniciar, cumprindo à risca o prometido”.
Vitor Emori (PL) também quis falar sobre a homenagem. “O Centro Cívico, a Câmara e tantas outras repartições públicas foram projetadas por ele. Nunca é demais lembrar a memória do senhor Costa Filho”.
Francimário Farofa (PL) também quis prestigiar o político. “Ele sempre teve responsabilidade em sua gestão, permitindo o surgimento de grandes prefeitos depois dele. Sentimos muita falta do seu Waldemar e agradecemos imensamente por todo o seu legado, inclusive o presidente nacional do meu partido, Valdemar Costa Neto, também reconhecido por honrar com sua palavra, como o pai”.