Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 19, o Projeto de Resolução n°8/2023, que constitui CEV (Comissão Especial de Vereadores) para acompanhar as ações do Município de Mogi das Cruzes na Conscientização, Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas.
De autoria da vereadora Malu Fernandes (SD), a ideia surgiu depois dos últimos casos de violência em ambientes escolares registrados no país, principalmente em Santa Catarina, onde quatro crianças foram assassinadas em ataque a creche de Blumenau.
“Esses casos reacenderam o debate sobre segurança e aumentaram a preocupação dos pais. Assim, o sentimento de insegurança se intensificou. O ambiente escolar, que deveria trazer uma certa tranquilidade, agora é tomado pelo medo. No mundo virtual, não é difícil encontrar perfis que se escondem atrás das telas para espalhar mensagens de ódio e em tom de ameaça em diferentes redes sociais”, argumenta a parlamentar de Mogi em sua justificativa para a formação do colegiado provisório de vereadores.
A CEV será composta por três membros, terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período. “Vamos coletar propostas das pessoas de soluções para o tema. Queremos ser ouvidos pela Prefeitura e encerrar os trabalhos com um desfecho”.
Inês Paz (PSOL) parabenizou a iniciativa de Malu. “Parabéns, vereadora Malu. Precisamos mesmo de muita atenção para essa questão. Precisamos ficar atentos às ações que as secretarias municipais de Educação e de Segurança vão fazer. Não podemos nos esquecer de garantir espaços acolhedores e meios pedagógicos saudáveis”.
Iduigues Martins (PT) foi mais um a comentar a criação da CEV. “Os pais estão angustiados, com o coração apertado. Precisamos mesmo pensar em alternativas, encontrar meios de garantir que as crianças tenham tranquilidade para estudar”.