Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores aprovam Moção de Pesar pela morte do último expedicionário de Mogi
18/04/2023 - 19:50:00

Em sessão ordinária nesta terça-feira, 18, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 51/2023, que concede “Votos de Profundo Pesar” pela morte do último expedicionário da Cidade, Paulo Pereira de Carvalho, falecido aos 101 anos no último domingo, 16.

A homenagem legislativa é de autoria do vereador Otto Rezende (PSD), que também já havia concedido ao pracinha brasileiro título de “Honra ao Mérito” em 2019.

“Foram 101 anos de vida dos quais a maior parte foi dedicado a Mogi das Cruzes. Paulo foi um herói nacional e mogiano que participou da força expedicionária, foi um grande comerciante. Mas, para mim ele sempre foi o tio Paulo que casou com a minha tia avó e a família mogiana sempre nos recebeu com muito carinho e nos tratava da melhor maneira possível”, afirmou o autor da propositura.

“Foi uma das pessoas mais importante da nossa cidade, junto ao nosso querido e saudoso Miled, vai fazer muita falta para a nossa cidade. Mas deixou o legado dele não só na guerra onde ele foi defender a paz. Era uma pessoa muito querida que foi exemplo para nossas famílias, jovens e para todos que trabalham com seriedade e determinação”, completou o vereador Maurinho do Despachante (PSDB).

Biografia

Natural de Minas Gerais, o pracinha brasileiro morava em Mogi desde o início da adolescência. Em 1944, ele foi convocado a combater na Segunda Grande Guerra Mundial (1939/1945) pela FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Junto com outros residentes do Município e Região, Carvalho foi à Itália lutar contra os alemães. A vitória veio em fevereiro de 1945, quando os brasileiros — entre os quais estavam os heróis mogianos — conseguiram retomar a cidade de Monte Castello, em solo italiano.

O expedicionário faleceu na manhã do último domingo, 16, no Hospital de Clínicas “Luzia Pinho de Melo”, no Mogilar, sendo velado na sede do Legislativo e sepultado no cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano.

Carvalho teve fraturas nas costelas e complicações pulmonares em consequência de uma queda.

A maior vitória conquistada pela FEB foi a do 6º RI, em Fornuovo Di Taro, em 30 de abril de 1945, nos Montes Apeninos, onde houve o aprisionamento de toda uma divisão alemã, com todo o seu Estado Maior.

De volta ao Brasil, Paulo Pereira de Carvalho foi condecorado com a medalha Cruz de Combate por sua participação ativa na ocasião. Regressou da Itália em agosto de 1945.

Na heroica chegada, os pracinhas foram recebidos com festa pela população mogiana, onde houve um baile em homenagem a eles no União Futebol Clube.

Na ocasião, o pracinha brasileiro conheceu a futura esposa, Haydée Brasil, com quem se casou e viveu durante 48 anos.

Foi personalidade obrigatória nos desfiles cívicos da Cidade, especialmente nas festividades anuais do aniversário de Mogi das Cruzes, reverenciado então como o único expedicionário vivo da Cidade, após o falecimento do também saudoso e querido expedicionário Miled Cury Andere, falecido no ano de 2021.

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583